A Secretaria Municipal de Saúde registrou no mês passado aumento de 280% no número de pacientes atendidos pela Farmácia da Dor. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, após três meses de funcionamento a implantação da unidade no município teve avaliação positiva. A farmácia, criada em criada em junho, atende atualmente, 76 pacientes que retiram medicamentos para a dor contra 20, em junho. Segundo Cárdenas, o serviço é inédito no município que não dispões de uma política de fornecimento de medicamentos para pessoas com câncer. Para Cárdenas, a tendência é de crescimento ainda maior, pois os médicos ao receitar os medicamentos orientam os pacientes sobre os procedimentos para a retirada, regulados pela portaria número 1, de 11 de janeiro de 2008, dos remédios na Farmácia da Dor. De acordo com a farmacêutica Ana Raquel Passari Faggin de Castro, responsável pela farmácia, dos 76 pacientes 44 são homens e 32 mulheres, que buscam os medicamentos para 30 dias. A farmacêutica lembrou ainda que os pacientes são enviados pelos serviços de oncologia do Centro de Especialidades Médicas, Ceon do HFC e Cecan da Santa Casa. Os medicamentos fornecidos pelo município são cloridrato de metadona 10mg, cloridrato de tramadol 50mg, sulfato de morfina 10mg e 30mg, fosfato de codeína 50m, mais diclofenaco sódico 50mg e fosfato de codeína 30mg mais parcetamol 500mg.