A Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta terça-feira (23), resultado do levantamento referente ao número de atendimentos médicos realizados nas Unidades de Saúde da Família (PSF). De acordo com os dados, com a implantação de 10 novas equipes houve aumento de 21,39% no número de consultas médicas registradas entre os meses de janeiro a maio dos anos de 2008 e 2009. Até maio desse ano, foram mais de 53 mil consultas médicas enquanto que no mesmo período do ano passado, os PSFs registraram cerca de 44 mil. Em março desse ano, a Secretaria implantou quatro novas equipes: PSF 1º de Maio, PSF Santa Rosa I e II e PSF São José. Com a implantação, mais de 4 mil famílias passaram a contar com assistência médica mais próxima de casa. Entre abril e maio, foram registrados mais de 1.800 atendimentos médicos nas novas equipes. No início do ano, o prefeito Barjas Negri autorizou o início da construção de cinco novas obras para ampliar e melhorar a qualidade do atendimento da Rede Municipal de Saúde. O investimento soma R$ 2,945 milhões, recursos dos cofres municipais. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, as novas sedes dos PSFs vão melhorar a qualidade do atendimento na região dos bairros Jardim Chapadão, 1º de Maio, Boa Esperança I / Vila Sônia e Jardim Astúrias. Atualmente, como explicou Cárdenas, os 4 PSFs funcionam em casas alugadas, que tem em média 100 m². Com as construções, todos ficarão com 200 m², permitindo acomodar e atender melhor os usuários e também as equipes de trabalho. A coordenadora dos PSFs, Adriana Lemes, esclareceu que, desde a implantação do Pacto de Atenção à Saúde, “temos incentivado a inversão do modelo assistencial de Unidade Básica de Saúde para o Programa de Saúde da Família (PSF). Os trabalhos desenvolvidos nos PSFs vão desde ações de promoção e prevenção até a reabilitação e cura de pacientes”, explicou Adriana.

Evolução dos Atendimentos Médicos Nas Unidades de Saúde da Família (PSF)
2008 2009
JAN 8.696 9.696