A Guarda Civil Municipal divulgou balanço positivo de suas ações do primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março foi registrado um crescimento de 65% no número de ocorrências policiais e de auxílio público efetuadas pela corporação. Esse aumento inclui as solicitações nos três últimos dias de março, considerados atípicos por causa do ciclone, que passou pela cidade na quarta-feira, dia 29. Mesmo levando-se em conta esses dados, a atuação da Guarda Civil tem apresentado um gráfico crescente. Um comparativo dos mesmos períodos entre os anos de 2004 e 2005 também apontou aumento de 52% nas ocorrências atendidas pela corporação.

O comandante da Guarda, capitão Silas Romualdo, avalia esse aumento de forma bastante positiva, porque reflete desempenho cada vez melhor da Guarda voltado à segurança e atendimento da população.

O exercício positivo da Guarda no período é atribuído aos ajustes feitos ao serviço com o remanejamento de efetivos, aumento da cota de combustível e do número de viaturas em circulação pela cidade. Em março deste ano foram rodados mais de 90 mil quilômetros enquanto que no mesmo mês do ano passado a quilometragem não passou de 79 mil.

Segundo Silas Romualdo, esse aumento também comprova que o patrulhamento preventivo foi intensificado e começa a apresentar resultados favoráveis como a redução de 15% no roubo e furto de veículos em um comparativo entre os meses de março e fevereiro deste ano.

Nesse sentido, o chefe da corporação acredita que alguns números preocupantes da segurança no município devem começar a ceder em resposta a uma série de medidas de segurança ampliadas desde o ano passado, com o aumento da ronda escolar, remanejamento de efetivos, aumento da cota de combustível e do número de viaturas em circulação pela cidade e a aquisição de 10 motocicletas.

Esta semana, ele entrega ao prefeito Barjas Negri o cronograma do concurso público para a contratação de mais 45 guardas civis municipais.. A expectativa é de que a organização do concurso seja iniciada ainda neste semestre, mas as etapas de seleção, aprovação e homologação do concurso deverão ocorrer somente após o período eleitoral.

A necessidade de contratação de novos homens foi levantada após um estudo. Segundo Romualdo, o efetivo, que hoje é de 341, precisa receber pelo menos mais 30 guardas para suprir todos os postos. A contratação de mais 60 guardas até 2008, 20 a cada ano está prevista no Plano Purianual da cidade.

01 – RESUMO DAS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA GCMP NO PERÍODO DE MARÇO DE 2006
JANFEVMARABRMAIJUNJULAGOSETOUTNOVDEZTOTAL
OC. DE CARÁTER POLICIAL6898901241
** OC. DE CARÁTER ASSISTENCIAL276283430