Desde que foi implantado o Disque-Denúncia em Piracicaba, no início do segundo semestre do ano passado, foram registradas 1.697 denúncias em 2005, superando a cidade de Santos, que era líder e teve 1.383, sendo que os santistas participam do programa desde 2003. Em terceiro ficou Campinas, com 1.068 (confira quadro com as dez primeiras cidades a baixo).

“Do total em Piracicaba, 82 resultaram em sucesso”, conforme falou o coordenador do Instituo São Paulo Contra a Violência, Pedro Paulo Talin. “Estes são os casos que foram solucionados por meio da participação da população, que perdeu o medo e fez a denúncia”, disse.

O Disque-Denúncia de Piracicaba abrange outras cidades, que registraram, em 2005, o total de 210 denúncias. Denunciaram os moradores de São Pedro (40); Capivari (119); Rio das Pedras (230); Rafard (19); Charqueada (05) e Saltinho (04).

Para Talin, a divulgação feita pela Prefeitura, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região de Piracicaba (Aderp), motivou a participação da sociedade civil organizada. “É importante ressaltar que foram solucionados dois homicídios pelas denúncias no 181, além de vários maus tratos contra o idoso e desmanches”, completou.

Para o delegado Seccional, Luiz Henrique Zago, é importante a participação da população para o esclarecimento de crimes. “O que precisa agora é melhorar a denúncia. A Polícia Civil trabalha com informação que necessita de detalhes”, disse. Ele ainda falou que o percentual de casos esclarecidos é ótimo e lembra a solução de dois homicídios como exemplo.

O comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, concorda com o delegado, “é necessário orientar a população para passar mais detalhes da denúncia. Para tanto, contamos com a ajuda da imprensa”. Para ele, o grande número de denúncias ocorreu devido a credibilidade que o sistema passou à população nestes seis meses de funcionamento na cidade.

As dez mais – Interior 2005

Piracicaba