A creche do residencial Vida Nova, na região do bairro Grand Park, receberá as inscrições dos novos alunos quando as aulas na rede municipal de ensino forem retomadas. A construção do prédio foi concluída em março. A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando na aquisição do mobiliário e na contratação dos profissionais que vão atuar na escola.
De acordo com o Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, já foram contratados 12 professores e três auxiliares de ação educativa e definido diretora e escriturário. Quando estiver com a capacidade de atendimento completa, a escola contará com 20 professores, quatro auxiliares de ação educativa, quatro serviços gerais, duas merendeiras, duas lactaristas e um zelador.
Creche do Vida Nova está sendo mobiliada pela Secretaria Municipal de Educação
O convênio da Prefeitura com a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) reserva R$ 134.803,42 para aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
A creche, que fica na estrada Elias Gabriel, tem capacidade para atender 159 crianças, de zero a três anos de idade. São oito salas, berçário, fraldário, sanitários/vestiários acessíveis, cozinha, lactário, refeitório, pátio coberto, lavanderia, diretoria, secretaria, recepção, entre outros. A área total de construção é de 813,78 m² e a área do terreno é de 5.000 m².
De acordo com a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a creche tem como objetivo ampliar o número de vagas na educação infantil. “Essa creche já está concluída e será importante para ampliarmos nossa capacidade de atendimento na educação infantil e atender as famílias do residencial Vida Nova. Ressalto que, este ano, entrou em funcionamento a EMEIEF do Vida Nova, que atende crianças da pré-escola e do primeiro ciclo do ensino fundamental. Também está em construção uma creche no jardim Tatuapé, então, serão três novas escolas em funcionamento em 2020”, disse.
Unidade está pronta para receber os futuros alunos
EMEIEF do Vida Nova – Como bem lembrou a secretária, a EMEIEF do Vida Nova começou a funcionar em fevereiro deste ano com capacidade para atender 141 crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e 540 no ensino fundamental. Foi construída por meio do programa Minha Casa Minha Vida com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno.
Números educação infantil e ensino – Na educação infantil (creche e pré-escola), neste ano, foram abertas 20.185 vagas. Em fevereiro, havia 19.371 crianças matriculadas, das quais 10.923 nas creches e 8.448 na pré-escola. No primeiro ciclo do ensino fundamental, estão matriculados 17.238 alunos de 6 a 10 anos de idade. No total, a rede municipal de educação tem 36.609 alunos na educação infantil e no ensino fundamental 1.
VIDA NOVA– O loteamento Vida Nova foi construído por meio de parceria entre Governo Federal, via Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal; Governo Estadual via Casa Paulista, além da Prefeitura, por meio da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional) para atender 1.200 famílias.