CREAS dará atendimento a casos de média e alta complexidade

A Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), inaugurou na tarde de hoje, quinta-feira (13/11/08), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) num amplo prédio localizado na rua Alferes José Caetano, nº 1.102, bairro Centro.
Participaram da cerimônia de entrega oficial, a secretária municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Maria Angélica Guercio, que também representou o prefeito Barjas Negri, a coordenadora do Conselho Municipal da Assistência Social, Ana Maria Giusti, e a diretora de Departamento de Proteção Social Especial da Semdes, Carmem Gorenstein.
Maria Angélica, falou dos pontos importantes que o município ganha com a implantação do CREAS. “Este departamento tem tudo a ver com as questões das perdas de direitos dos cidadãos. Além disso, este espaço vai resgatar e valorizar o trabalho do assistente social, que é tão importante”.
O município passa a ter, com a implantação do CREAS, um atendimento interdisciplinar social com advogado, psicólogo e assistente social num mesmo espaço. É uma unidade pública responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Ele integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e faz parte do Departamento Municipal de Proteção Especial da Semdes.
O CREAS presta diretamente serviços de natureza especializada e continuada como o Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (desenvolvido em parceria com o CRAMI (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância), Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos e Famílias Vítimas de Violência, Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócio-educativa de Prestação de Serviços à Comunidade.
O número de atendimento mensal no CREAS tem sido de 150 casos, atendendo à demanda dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Conselhos Tutelares, do Poder Judiciário e de parceiros como o CRAMI, Casa do Bom Menino, Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), entre outros. Sendo assim, o novo Centro dará cobertura à área especializada de média e alta complexidade da Assistência Social do Município.
CREAS
Rua Alferes José Caetano, nº 1.102 – Centro.
Tel.: (19) 3435-1973
