O Centro de Referência em Educação Ambiental de Piracicaba (Creap) está otimista com os resultados dos trabalhos realizados em 2005. O número crescente de adesões motivou a coordenação a estruturar, para 2006, um Programa de Educação Ambiental (Prea), com maior abrangência e variedade temática.

No ano passado, o Creap contabilizou a participação de 12.888 mil pessoas. O Paraíso da Criança, por exemplo, totalizou a visita de 5.811 alunos/520 acompanhantes (escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental-Públicas e Particulares) entre os meses de outubro e novembro.

Para a bióloga e coordenadora do Creap, Elizabeth da Silveira Nunes, os números são bastante positivos, levando-se em consideração que o Paraíso foi inaugurado no mês de setembro. “Obtivemos um retorno maciço, que demonstrou o interesse das escolas em visitar o novo espaço”, destaca.

Elisabeth reforça que em comparação a 2004, o balanço também demonstra a ampliação do interesse pelas atividades do Creap: “em 2004, nosso público total foi de 2.041 pessoas. Já em 2005, somamos 12.888 pessoas, distribuídas em quatro projetos distintos. É uma elevação significativa”, opina.

Coordenado pelo Creap, o Projeto Redescobrindo também foi um dos destaques no balanço de 2005. Entre os meses de agosto e novembro, 4.620 alunos e 85 professores de 10 escolas municipais da região Norte (Santa Terezinha) participaram do programa. Número consideravelmente superior a 2004, que registrou 1941 visitas ao longo do ano.

Outra novidade do Creap em 2005 foi a 1ª Feira da Sucata e da Barganha, desenvolvida em parceria com a Esalq/USP e que reuniu 700 pessoas. Elizabeth informa que na Semana do Meio Ambiente ocorreu exposição na biblioteca municipal, durante 15 dias do mês de junho, onde o Creap totalizou a participação de 1.152 pessoas. “Os números nos motivaram a elaborar o Programa de Educação Ambiental (Prea), que amplia em 2006 a abrangência e as metodologias pedagógicas”, detalha.

O aumento nas adesões, na opinião da coordenadora, deve-se à constante abordagem da temática de preservação ao meio ambiente dentro das unidades escolares. “O espaço físico do Paraíso da Criança é propício ao desenvolvimento de atividades pedagógico-educativas variadas, além de configurar-se como uma opção aos educadores, que têm a oportunidade de realizar uma proposta fora da sala de aula”.

A equipe do Creap conta com oito integrantes, parte profissionais da área de educação (professores, pedagogos) e parte da área ambiental (biólogos, estagiários de engenharia ambiental etc). A coordenação do Creap também está capacitando os monitores do Paraíso da Criança para que auxiliem nas atividades ambientais, especialmente nos finais de semana ou de acordo com a demanda das escolas/usuários.

BALANÇO 2004

Atividade/Programa Público-alvo Nº de envolvidos

Visitas ao viveiro de mudas

Alunos e professores de escolas públicas e particulares

1.941 pessoas

Mutirão Parque Orlanda

Comunidade em geral

Indefinido

Intervenção no Bosque da Água Branca

Comunidade em geral

100 pessoas

Semana do Meio Ambiente

Público em geral (Sesi Vila Industrial e Shopping)

Indefinido

TOTAL:…………………………………………………………….. 2041 pessoas

BALANÇO 2005

Atividade/Programa Público-alvo Nº de envolvidos

Projeto Redescobrindo (visitas ao viveiro de mudas e ao Parque da Rua do Porto)

Alunos e professores de escolas públicas municipais de Ensino Fundamental – Região Norte

Período: agosto a novembro

4.620 alunos

85 professores

Exposição Semana do Meio Ambiente – Biblioteca Municipal

Público em geral

15 dias de junho

1.152 pessoas

1ª Feira da Sucata e da Barganha – Esalq

Público em geral

700 pessoas

Visitas de escolas ao Paraíso da Criança

Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (públicas e particulares)

Período: outubro a novembro

5.811 alunos

520 acompanhantes

TOTAL………………………………………………………………….12.888 pessoas

PREA 2006

O Programa de Educação Ambiental do Creap para 2006 mantém a proposta de promover um programa de estímulo às práticas e hábitos conservacionistas no dia-a-dia, principalmente entre as crianças.

Diferentemente de 2004, o agendando de grupos estará aberto a todas as escolas ou grupos da cidade, que devem encaminhar um ofício ao Creap/Sedema (via fax) com a solicitação de agendamento e o período de interesse.

Neste documento, explica a coordenadora Elizabeth, é importante que o interessado detalhe a prática pedagógica escolhida (roteiros de estudo do meio, palestras, oficinas pedagógicas, hora do conto, jogos e brincadeiras, exposições didáticas/divulgação de trabalhos de educação ambiental e mini-biblioteca/videoteca).

A coordenadora orienta especialmente as escolas que procurem a coordenação do Creap com antecedência. “Realizamos visitas prévias de coordenadores e educadores, para que eles possam conhecer as práticas pedagógicas e o potencial educativo do espaço”, detalha Elizabeth.

O Centro de Referência em Educação Ambiental de Piracicaba (Creap) fica no Paraíso da Criança – Avenida Marechal Castelo Branco, s/nº – Telefone: (19) 3421.3425. As inscrições para as visitas monitoradas devem ser feitas no Creap do Centro Cívico – 6º andar – Tel: 3403.1205.