O Centro de Referência de Assistência Social – Cras do Vila Sonia e região, unidade pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou na tarde de hoje (08), para os beneficiários do Ação Jovem, palestra sobre “bulling”.

Pelo menos, 22 jovens entre 15 e 24 anos idade, participaram da palestra ministrada pelo representante Marcos Correa leite, do Projeto Psico Vida 10, parceiro do projeto Psico Copom, da Polícia Militar.

Durante a oportunidade, os jovens receberam informações sobre bulling, quanto ao perfil dos agressores e das vítimas. Também participaram de dinâmica e assistiram à vídeos motivacionais sobre a tolerância – palavra de referência na palestra. “O que compensa ao jovem, é fazer grandes amizades”, explica Marcos Correa Leite.

Para Saulo Camilo da Silva, beneficiário do Ação Jovem – Projeto Gerações, as informações adquiridas durante a apresentação, foram satisfatórias. “Ouvimos muito falar em bulling, mas eu não sabia que algumas agressões como verbal e psicológica, faziam parte”, declara.

O projeto gerações realiza o trabalho socioeducativo com jovens em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente inseridos nos Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem) e Benefício de Prestação Continuada para idosos (BPC), prevendo o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

No atendimento socioeducativo, os jovens recebem orientações baseadas nos eixos temáticos, sobre relacionamento familiar, cidadania e cultura, saúde, violência (psicológica, física, verbal), meio ambiente entre outros que buscam ações e a melhoria qualitativa para o dia a dia na escola, em casa e no ambiente comunitário.

Bulling

Descreve atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Situações que geralmente acometem crianças, adolescentes e jovens em período escolar.