O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte realizou na manhã de hoje, 11/01, oficina sobre o Mundo do Trabalho. O objetivo foi identificar as demandas e perfil da população daquela região, bem como promover o protagonismo dos mesmos na busca pela inserção no mercado de trabalho por meio do acesso a informações e promover reflexão quanto as diferentes possibilidades de trabalho existentes hoje.
Durante o evento foi realizada pesquisa para coletar os dados da população atendida pelo Cras Novo Horizonte e que estão em busca de vagas no Programa Frente de Trabalho, com o intuito de conhecer o perfil dos usuários que procuram o Cras com esse objetivo. Os participantes assistiram uma breve explanação sobre o programa, seu funcionamento e seus critérios, através de uma apresentação de slides.
Segundo Marcela Tescarolo Dias, psicóloga do Cras, a roda de conversa foi importante, porque permitiu a discussão de temas que abrangem algumas das principais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, como a falta de capacitação, os tipos de emprego disponíveis e a dificuldade na elaboração do currículo. Após a oficina os participantes receberam um material contendo um resumo das principais informações discutidas na oficina para que possam levar para casa.
As unidades do Cras são consideradas a porta de entrada da Assistência Social, oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio da execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias acompanhadas participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.