O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Horizonte, unidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participa no dia 21/03, das 16h às 17h30, do I Fórum Conectando Paisagens e Pessoas que acontecerá em formato online, via Zoom, promovido pelo projeto Corredor Caipira O evento gratuito reunirá diálogos e debates sobre a questão ambiental no interior paulista.
Com o tema Hortas Agroecológicas como Potencializadoras do Trabalho Social, as assistentes sociais Savana Fernandes e Anelize Guastalli vão partilhar a experiência de utilizar a horta e o cuidado com a terra, como ferramenta para mobilização e articulação de pessoas. “O bairro Novo Horizonte é cercado por hortas e muitas famílias dali, se identificam com o cultivo da terra, pois isso traz memórias afetivas do cultivo em seus quintais ou até mesmo em espaços não utilizados do território. Vimos aí, uma oportunidade de trabalhar as hortas como meio de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares”, explica Savana, coordenadora do Cras Novo Horizonte.
A parceria com o Corredor Caipira surgiu no ano passado, durante o ciclo Mobilização Social Através de Hortas Agroecológicas. O projeto é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e pelo Nace-Pteca (Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), com patrocínio da Petrobras.