A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), promove amanhã, 30/05, a partir das 14h, encontro fortalecedor para Jovens Beneficiários do Programa de Transferência de Renda Ação Jovem e Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento abordará o dia 18 de maio, dia Nacional da Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Cras Jardim São Paulo fica na rua Professor Felinto de Brito, 366, Jardim São Paulo.

Os jovens, acompanhados de suas famílias, participarão de dinâmica que abordará o tema, bem como assistirão vídeo sobre a história de Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, que em 18 de maio de 1973 foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba e é o símbolo da importância da luta contra o abuso e a exploração sexual.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL – No último dia 25 aconteceu no Cras Jardim São Paulo oficina da Participação Social com usuários e profissionais do serviço. A intenção do evento, conforme explica Jacque Campos, coordenadora do Cras Jardim São Paulo, foi esclarecer à população usuária do serviço sobre os espaços de participação existentes na cidade e quais são as formas de exercício da democracia possíveis, que garantem o acesso a direitos, focando principalmente a Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada em Piracicaba, em julho. "Por meio de uma metodologia lúdica, os usuários puderam expor sua opinião e seus conhecimentos sobre o tema", contou Jacque.

Além deste objetivo, a atividade abordou o projeto-piloto de instauração de Comissão local de Assistência Social, que semelhante às comissões locais de saúde, pretende congregar, numa comissão, usuários, técnicos dos serviços de assistência social, pessoas indicadas pela rede intersetorial, que inclui saúde e educação e por entidades que estejam nos territórios dos Cras, para indicar prioridades, acompanhar as ações realizadas nos Cras e avaliar os serviços.

O encontro teve início as 13h30 e contou com a participação de 19 pessoas, sendo 11 usuários, três profissionais da rede socioassistencial e cinco profissionais do Cras.

Para Eliete Nunes, titular da Pasta, este tipo de atividade é importante para empoderar os cidadãos. "É de fundamental importância que a população participe e possa opinar sobre os serviços ofertados pela Assistência Social no seu território. E os Cras tem o papel de fortalecer essas ações e empoderar os cidadãos".