Cras, Caof, Equipe Volante e Criança Feliz realizam atividades para mulher nesta quarta-feira (27)

Ação em parceria entre Caofs, Equipe Volante, Cras e Case aconteceram ao longo do mês em diferentes bairros. Esta atividade aconteceu no Cras Vila Sônia, na semana passada,, com serviços de manicure e pedicure e ainda informações de como participar das atividades do Caof
Piracicaba, 26 de março de 2019 – O Serviços e programa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) realizam diferentes atividades amanhã, especialmente voltadas para a mulher.
No Cras Jardim São Paulo, acontece a palestra “Autoconhecimento Valorização da Mulher”, com a professora do curso de economia da Esaql/USP, Heliani Berlato dos Santos. A palestra é aberta ao público em geral e está marcada para às 13h. O Cras Jardim São Paulo está localizado na Rua Heraldo Angeli, s/nº.
O Cras Jardim São José realiza duas atividades. A primeira delas aborda o Mundo do Trabalho, em palestra no próprio Cras, a partir das 9h. O Cras São José está localizado na Avenida Demosthenes dos Santos Corrêa, 1333 – São José A outra atividade, em parceria com o Centro de Artes e Ofícios (Caof) unidade Jaraguá, acontece na sede do Caof, às 9h e tem como tema Cuidando da Autoestima. Alunos e orientadores dos cursos de cabelo realizarão penteados, tranças e cortes nas usuárias. A atividade tem como público-alvo beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda e usuárias atendidas pelo programa Criança Feliz. O Caof Jaraguá está localizado Rua Professor Mariano da Costa, 430.
Um dia de Beleza também acontece na Quase Paróquia Santa Cruz, em Anhumas, numa parceria entre a Equipe Volante e o Caof. Também em parceria com o Caof Jaraguá, a partir das 14h, alunos e orientadores dos cursos de cabelo realizarão penteados, tranças e cortes nas usuárias. O público-alvo são usuárias que residem nas áreas de abrangência de atendimento e famílias beneficiárias dos Programas de transferência de renda Bolsa Família e Renda Cidadã e usuários em plano de acompanhamento. A quase paróquia está localizada na Estrada Dr. Plinio Alves de Moraes, 67 – Anhumas.
Cras– O Cras está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população. Os Cras atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caof – O Desenvolvimento de Habilidades tem como objetivo proporcionar atividades que promovam a convivência social, oportunizando novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades: motora, intelectual, afetiva e social; bem como a possibilidade de geração de renda extra. O Serviço destina-se prioritariamente aos beneficiários dos Programas de Transferência de Renda (Ação Jovem, BPC – Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família, Renda Cidadã) com idade acima de 14 anos.
Equipe Volante – Presta serviços de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão na zona rural ou em locais com barreiras de acesso. Escuta qualificada, realização de oficinas e palestras e encaminhamentos para diferentes políticas públicas estão entre os serviços realizados pela Equipe Volante. O serviço, que pode ser chamado de Cras Volante, já que executa o mesmo tipo de trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social, presta o atendimento em equipamentos próximos às comunidades atendidas, que são cedidos por parceiros, tais como centros comunitários e sociais, unidades de saúde e outros espaços de fácil acesso ao público, de acordo com a necessidade e possibilidade. As equipes volantes são referenciadas às unidades físicas dos Cras distribuídos pelo município.
Criança Feliz – Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o programa reúne ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar.
Nas famílias que recebem o Bolsa Família, o acompanhamento vai até os três anos de idade. Já para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o apoio se estende até os 6 anos. O programa também acompanha e orienta as mães desde a fase de gestação.
Nas visitas domiciliares semanais, as famílias recebem informações sobre como incentivar o desenvolvimento dos filhos e fortalecer os vínculos afetivos.
Em Piracicaba, o programa é desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria) (Afascom).
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
