Cram realiza palestra na Estapar
Piracicaba, 05 de março de 2020 – O Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram) promove amanhã, às 10h, na Estapar – Zona Azul, a palestra "Violência contra a Mulher ", que será ministrada pela advogada do serviço, Zaíra Barakat. A palestra é parte integrante de uma programação diversificada estruturada pelo Cram e também por outros serviços socioassistenciais em alusão do Dia Internacional da Mulher, data magna registrada em 8 de março. O serviço e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) também participam de programação conjunta elaborada por diferentes atores da cidade em alusão ao Mês da Mulher.
Dentre as ações, nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), encontros, oficinas e dinâmicas marcaram as ações no mês de março.
CRAS – A unidade Novo Horizonte realizará em todas suas acolhidas, que acontecem sempre às segundas-feiras, um bate-papo sobre algum tema caro à mulher. A ação já começou na última segunda-feira, com a palestra de enfermeira da rede pública de saúde municipal, que falou aos participantes sobre saúde da mulher. Na próxima segunda, a acolhida abordará o tema Saúde da Mulher e Planejamento Familiar, contando novamente com participação de profissional da saúde. No dia 16 a temática a ser abordada será autoestima e empoderamento feminino. No dia 23, novamente será abordado o tema Saúde da Mulher e Planejamento Familiar. No dia 30,as assistentes sociais do Cram vão ao Cras Novo Horizonte para falar sobre Politicas e Serviços públicos para Mulheres.
A unidade Jardim São Paulo também abordará a temática mulher durante todo o mês. Desde o começo dele, realiza exposição no seu interior com relatos de mulheres, que residem na região do Cras e destacam-se por suas histórias de superação, resiliência, empoderamento e solidariedade. Além disso, as mulheres que forem ao Cras ao longo do mês terão acesso uma caixa de mensagens com incentivo. No dia 20 está programada para as 13h a exibição do filme “Do que as mulheres gostam”, seguida de debate, compartilhamento da apreciação do filme, relacionando-o às vivências cotidianas. No dia 27 será realizado às 13h, o Encontro de Mulheres, com oferta de coquetel para aquelas que compartilharam sua histórias ao longo do mês. O objetivo é possibilitar a troca de vivências e compartilhamento de experiência e habilidades, de forma a destacar as potencialidades das mulheres e contribuir para o fortalecimento coletivo e prevenção de possíveis situações de risco, em especial aos relacionados a questão de gênero.
O Cras Mário Dedini receberá no dia 19, das 14h às 15h, profissionais do Cram para uma roda de conversa. No dia 27, das 9h às 12h, realizará na Estratégia de Saúde da Família dos Bosques do Lenheiro, uma série de atividades para trabalhar a autoestima e a socialização entre os usuários. Em parceria com o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações e com o Centro de Artes e Ofícios (Caof) serão ofertadas oficinas de corte de cabelo, penteado e esmaltação de unhas. A ESF está localizada na Rua Pau Brasil, 326 – Bosques do Lenheiro.
O Cras Piracicamirim realiza no dia 25, às 9h, em sua sede, a atividade Cras e elas, com o objetivo de oferecer às mulheres do território um espaço de escuta a mulheres abordando temas diversos e de interesse com foco no protagonismo feminino.
O Cras Vila Sônia também realizará atividade em parceria com o Gerações, o Caof o Cram e também com o Crab Vila Sônia e o Conselho da Mulher. Com o tema Mulheres de Direito e de Ser, o evento, que acontecerá ao longo a partir de 9h30 e se prolongará ao longo do dia no Centro Social Vila Sônia terá manicure e pedicure, cortes de cabelo, limpeza de pele, aferição de PA, teste de glicemia e teste de HIV, palestra sobre Direitos da Mulher, ministrada pelo Cram e bate-papo sobre a rede de atendimento e proteção da mulher, que será conduzido pelo Conselho da Mulher . Também serão feitas apresentações culturais, tudo no intuito, segundo informativo do Cras, de proporcionar um dia especial de autocuidado, reflexões acerca de ser mulher, seus direitos e onde acessá-los. O Centro Social está localizado na Rua Peixoto Gomide s/n esquina com a Rua Joao Zem – Bairro Vila Sônia.
CRAM – Além da palestra de amanhã e do envolvimento na programação conjunta, o Cram realizará nos dias 10,17, 24 e 31/03, das 14h20 as 15h20, grupo com as mulheres atendidas sobre a "Construção Histórica Sobre os Papéis de Gênero". O encontros serão conduzidos pela assistente social Barbara Pereira Costa e pela psicóloga Sabrina Sudario Mendes. No dia 18, a advogada do serviço irá às 10h no conjunto habitacional Vida Nova para uma roda de conversa. O serviço também realizará roda de conversa das 14h às 15h no CAPS Vila Cristina.
REDE PROTEÇÃO À MULHER NA ASSISTÊNCIA – Além de poder ser atendida nas unidades do Cras e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que analisam a necessidade encaminhamento para outros serviços, a Smads tem dois serviços específicos para atendimento à mulher: o Cram, criado em 2015, tem o objetivo de proporcionar o enfrentamento da violência contra a mulher pautada nas relações de gênero, visando a ruptura do ciclo de violência, a construção da cidadania e a garantia de direitos por meio de acompanhamento psicossocial. Toda a pessoa que se identificar com o gênero feminino é público-alvo do serviço. “Em 2019 o serviço atendeu 360 pessoas nesta condição de violência, que não precisa necessariamente física, pode ser psicológica, patrimonial, etc. Apesar de parecer um número alto, há muitas que acabam não procuram o atendimento”, explica a titular da pasta, Eliete Nunes.
Além do Cram, a cidade firmou parceria em 2018 para o abrigamento de mulheres em situação de violência. “Neste abrigo, localizado em outro município, está uma oportunidade para a mulher reconstruir sua vida. Ela, quando vai para o abrigo, também leva seus filhos para lá ficar pelo prazo de 90 dias no máximo, tempo em que recebe atendimento psicossocial para superação do ciclo de violência. A criação deste dois serviços vão ao encontro da sociedade, que elencou durante Conferências Municipais de Assistência Social o anseio da implantação de políticas públicas para combater a violência contra a mulher”, frisa Eliete.
Acesse aqui a programação conjunta com outros atores do município.
Centro de Comunicação Social
Sabrina Rodrigues Bologna: 31076
