O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), realizou na tarde de hoje, 07/12, oficina de bonecas Penhas, com usuárias do serviço. A ação integra a programação municipal coordenada pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, Conselho Municipal da Mulher e do Cram, estabelecida juntamente à campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No início da oficina, as usuárias receberam informações sobre a Lei Maria da Penha que descreve as violações e os direitos garantidos. Após as orientações, as bonecas em tamanho natural, já confeccionadas por profissionais do Cram, foram entregues aos participantes, para que cada uma delas fosse ornamentada com cores, vestimentas e acessórios.

A conclusão das Penhas acontece na próxima semana, quando as bonecas receberão um nome e uma história baseada em fatos, conforme situações de violência doméstica vividas pelas usuárias do Cram. As Penhas serão expostas no serviço e, futuramente utilizadas em eventos relacionados à violência contra a mulher, grupos socioeducativos e ações descentralizadas.

“Essa ação propiciou o entendimento de que todas as violências causam algum tipo de dano e, por meio das Penhas, as usuárias refletiram sobre suas histórias e aproveitaram o momento de socialização e interação”, explicou a coordenadora do Cram, Fabiana Menegon.

As ações relacionadas aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem proposta educativa e preventiva, de levar informações importantes sobre o ciclo de violência contra a mulher, como identificar essas situações, suas fases, a quebra do ciclo e os mecanismos de combate por meio da rede de apoio, direitos legais, superação e protagonismo da mulher.

AÇÕES – A próxima oficina das Penhas acontece no dia 14/12, às 14h30, com usuárias do Cram. No mesmo dia, às 17h, haverá palestra com o tema Violência e Relacionamentos Abusivos, para mulheres e adolescentes atendidas pela Equipe de Proteção Social Especial de Média Complexidade (Epsemc), serviço da Smads que acompanha, apoia e orienta famílias em situação de ameaça ou violação de dieitos.

Outras ações foram realizadas pelo Cram, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e Conselho da Mulher, para o público do serviço e de escolas estaduais.

O Cram é um serviço da Smads, executado em parceria com o Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), que tem o objetivo de proporcionar o enfrentamento da violência contra a mulher pautada nas relações de gênero, visando a ruptura do ciclo de violência, a construção da cidadania e a garantia de direitos por meio de acompanhamento psicossocial. Toda pessoa que se identifica com o gênero feminino é público-alvo do serviço. O Cram está localizado na rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 230, Nova América. O telefone para contato é (19) 3374-7499.