Cram promove ações pelo fim da violência contra a mulher
A partir de amanhã (25/11), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), dá início ao ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Essas ações fazem parte da campanha mundial “16 Dias de Ativismo”, uma mobilização anual praticada por diversos atores da sociedade civil e poder público, engajados nesse enfrentamento. Em Piracicaba serão seis dias de ações, iniciando pelo dia 25 – Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e aniversário do serviço.
Durante a programação de atividades voltadas ao enfrentamento, o Cram buscará mobilizar a sociedade para a luta contra a violência à mulher. Nestes dias serão realizadas oficinas para as usuárias do serviço, exibição de documentário “Maria – a história das mulheres do Brasil”, exposição das bonecas “Penhas”, sarau cultural e encontro técnico.
As ações contam com a parceria do Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic), Casa do Hip Hop, Casa do Amor Fraterno (CAF), entre outros.
Neste primeiro ano de atendimento, o CRAM atendeu a 123 mulheres. Dessas, 85 continuam em acompanhamento e as demais foram desligadas após superação da violência, casos de mudança de cidade, desistência do atendimento ou a não identificação de casos de violência doméstica.
CRAM – O Centro de Referência de Atendimento à Mulher é um espaço de acolhimento/atendimento à mulher em situação de violência, que oferece acompanhamento e assistência psicológica, social e jurídica gratuitamente, visando proporcionar o enfrentamento da violência contra a mulher, a ruptura do ciclo da violência, a construção da cidadania e a garantia de direitos por meio de acompanhamento psicossocial.
O serviço é destinado à mulheres (toda aquela que se identifique com o gênero feminino) que se julgam estar em situação de violência dentro do ambiente doméstico ou familiar.
