O Comando de Policiamento do Interior, o CPI-9, instalado em Piracicaba, recebeu recentemente 38 viaturas Corsas, para auxiliar no trabalho da unidade, cuja sede central passa a ser Piracicaba. Anteriormente, o município era subordinado a cidade de Campinas. O decreto que cria o CPI-9 foi assinado pelo governador de São Paulo, Cláudio Lembo, no dia 25 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do prefeito Barjas Negri e a cúpula da polícia local.
Em Piracicaba, o CPI –9 contará com quatro batalhões integrados: 19º BPM/I (Americana), 24º BPM/I (Limeira), 37º BPM/I (Rio Claro) e 48º BPM/I (Sumaré). Essa nova unidade atenderá aos 2,58 milhões habitantes da região. Piracicaba ficará responsável por 52 cidades e contará com efetivo regional de 3.510 homens. O comandante da nova unidade é o coronel Isídro Suíta Martinez. O comando está instalado no prédio do 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), que fica no bairro Algodoal.
O sub-comandante, o Coronel Paulo César Franco disse que apesar de estar sendo implementados alguns ajustes para adaptação física do local, a unidade já está instalada e funcionando e tem a função constitucional de realizar o policiamento ostensivo e cuidar da preservação da área pública. O CPI-9 conta com efetivo em torno de 75 policiais efetivos e temporários.
O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, afirmou reiteradas vezes que o CPI-9 é o reconhecimento da importância da cidade para o Estado e a região. “Com o desmembramento de Campinas, a policia terá mais interação e agilidade”, ressaltou.