Com o objetivo de manter sua trajetória de crescimento no sistema elétrico em sua área de concessão, no Estado de São Paulo, e de acompanhar o forte crescimento do mercado consumidor, o Grupo CPFL Energia inaugurou na sexta-feira, 15/04, seu primeiro empreendimento de transmissão de energia, a CPFL Transmissão Piracicaba.

“A Substação Piracicaba vai ampliar a oferta de energia e, com isso, melhorar o atendimento à população e permitir que novas empresas sejam atraídas para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito Gabriel Ferrato, que participou da cerimônia de inauguração.

A Subestação Piracicaba, é uma nova fonte de suprimento para a região. Com área total de terreno de 95.000 m², a SE Piracicaba contempla a instalação da infraestrutura necessária às expansões futuras em 138 kV. A origem da energia que passa pela SE tem como fonte o sistema de transmissão de 440 kV que recebe, entre outras, energia das grandes usinas do rio Paraná como Jupiá, Ilha Solteira e Porto Primavera

Com sete Autotransformadores e potência total de 800 MVA a subestação Piracicaba é composta por dois setores, um de 440 kV com duas entradas de linha e outro de 138 kV com oito entradas de linha. Ligada à Rede Básica, por meio do seccionamento da LT 440 kV Araraquara – Santa Bárbara d'Oeste a implantação e operação da Subestação Piracicaba e linhas de transmissão associadas, traz melhoria no atendimento das demandas do município, maior confiabilidade à rede de 138 kV da CPFL e ao sistema elétrico da região de Piracicaba, sendo um necessário e importante reforço para o SIN – Sistema Interligado Nacional.

Esse é o primeiro empreendimento do Grupo CPFL no segmento de Transmissão, tendo sido investidos, aproximadamente, R$ 100 milhões com 18 meses para conclusão das obras. A nova Subestação atende, principalmente, a área industrial e residencial da região de Piracicaba abrangendo os municípios de Piracicaba, Charqueada, São Pedro e Saltinho, com uma população em torno de 441.000 habitantes. O interesse da empresa é de ampliar os investimentos nesse segmento, tendo sido vencedora do Leilão de Transmissão para construção da SE Morro Agudo, na região de Ribeirão Preto.

ENTENDA A OBRA – A CPFL Transmissão Piracicaba, concessionária de transmissão de energia elétrica, é responsável pela operação e manutenção da Subestação Piracicaba 440/138/13,8 kV, (6+1R) X 133 MVA. A Subestação Piracicaba, fruto do seccionamento da LT 440 kV Araraquara – Santa Bárbara d'Oeste de propriedade da CTEEP, é uma nova fonte de suprimento para a região sudeste da CPFL Paulista, integrando a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional.

Em setembro de 2007 foi aprovado o Relatório Reavaliação do Estudo de Planejamento de Longo Prazo para atendimento à Área de Campinas, período 2008 – 2016 pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, que identificou a necessidade de suprimento da região sudeste da área de concessão da CPFL Paulista.

A região de Piracicaba, objeto do estudo, é atendida principalmente por meio de duas linhas em 138 kV, circuito duplo, oriundas da subestação Santa Bárbara 440/138 kV da CTEEP (Em torno de 80% da demanda). As outras fontes que contribuem para o atendimento da região são as subestações Araraquara 440/138 kV 3×300 MVA, Botucatu 230/138 kV 3×150 MVA e Sumaré 440/138 kV 3×300 MVA, todas da CTEEP.

A região de Piracicaba interliga-se com a região Nordeste da CPFL por meio da LT 138 kV Araraquara – Piracicaba, circuito simples, e com a região Noroeste por meio da LT 138 kV Botucatu – Piracicaba, circuito simples, ambas as linhas de propriedade da CPFL.