Portal do Município de Piracicaba

CPAN entrega prêmio para escolas de educação infantil da rede municipal

Por Comunicação Social / Publicado em 01/11/2016
Tempo de leitura: 4 minutos.

Prêmio Piracicaba com Saúde: É Hora de Comer Melhor foi entregue na sexta-feira, 21/10

A CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) premiou no último dia 21/10, cinco unidades da rede municipal com o Prêmio Piracicaba com Saúde: É Hora de Comer Melhor! A Coordenadoria desenvolveu ao longo deste ano estratégias de promoção à saúde por meio da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil na faixa etária de 0 a 6 anos nas escolas de educação infantil. O prêmio está na primeira edição.

Segundo Márcia Cardoso, nutricionista e coordenadora da CPAN, todas as escolas de educação infantil realizaram uma pesquisa sobre consumo alimentar dividida em faixa etária (crianças menores e maiores de dois anos). "O objetivo era saber quais alimentos ultraprocessados faziam parte da alimentação da criança e sua família. A tabulação da pesquisa foi feita por classe e o resultado norteou o projeto da escola", explica.

A partir da pesquisa, cada escola fez um ranking do alimento ultraprocessado mais consumido entre as crianças. O projeto foi desenvolvido estudando-se os principais ingredientes desse alimento, bem como os riscos e os prejuízos para o corpo e à saúde da criança. Dentre os alimentos destacam-se o açúcar, corantes e conservantes.

Fotos: Fernnada Schmidt

55

A E.M. Profª Vera Lúcia Sabino do Prado ficou com o primeiro lugar

Os critérios para a pontuação, de acordo com Márcia, foram: conhecimento, coerência, criatividade, tempo disponibilizado para a realização das ações, intersetorialidade, inovação, objetividade, participação social (envolvimento da comunidade, família, principalmente pais ou responsáveis), incorporação do projeto nos eventos e festas escolares e envolvimento da equipe escolar no projeto.

Dos 17 trabalhos enviados, cinco destacaram-se e levaram a premiação. As escolas foram: 1º lugar – E.M. Profª Vera Lúcia Sabino do Prado; 2º lugar – Enedina Lourenço Vieira; 3º lugar – E.M. Diva Araujo de Lemos; 4º lugar – E.M. Profº Matheus Tulio e 5º lugar – E.M. Dezolina Pires Baltieri.

INÍCIO – Um encontro realizado em março deste ano, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, reuniu 200 educadores da rede municipal para abordar o tema do projeto. A pesquisa foi desenvolvida obrigatoriamente em todas as EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil).

Márcia informa ainda que uma segunda pesquisa sobre o perfil nutricional foi realizada em 50 escolas de Ensino Infantil e Fundamental do Município no mês de agosto, envolvendo 5.500 crianças. A pesquisa faz parte do monitoramento do perfil nutricional do programa para verificar como estão os índices de excesso de peso nas crianças. Este estudo é realizado desde 2014, quando o programa começou a ser desenvolvido nas escolas do município.

44

33

22

11


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.