A Cozinha Experimental, iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), retomou nesta semana os cursos gratuitos à população sobre técnicas culinárias.
Desde que foi inaugurada, em dezembro de 2023, a Cozinha Experimental já capacitou em torno de 150 alunos em temas relacionados à alimentação adequada e saudável, à gastronomia e técnicas de produção de alimentos.
A nova turma de 13 alunos iniciada na última segunda-feira, 02/09, participará até a última semana de setembro das aulas de marmitas saudáveis. No próximo dia 16, a Sema abrirá inscrições para mais um curso de Confeitaria, que terá início em outubro, no qual os participantes aprenderão técnicas de preparo de produtos como bolos simples e de festa, tortas de frutas, rocambole e pudim.
As aulas são ministradas pela chef de cozinha Bianca Bastos Abrantes, da empresa ABC Training, especializada neste modelo de capacitação, contratada pela Prefeitura de Piracicaba por meio de licitação.
Nesta mesma licitação, está incluso mais um curso de doces especiais de festas, que será ofertado no fim do ano, para receitas natalinas, como bombons, biscoitos, panetone e chocotone.
De acordo com a nutricionista da Sema Lais Feitoza, devido à alta demanda que surgiu após o início das capacitações na Cozinha, a Sema buscou parcerias com o Senai e Sebrae para aumentar a oferta de cursos. “Ainda neste ano abriremos inscrições para cursos de bolos, pães naturais e integrais, panetones e produtos de confeitaria para cafeterias. A ideia agora é ofertar cursos ainda mais completos que envolvam empreendedorismo e culinária, permitindo que os participantes utilizem a capacitação para iniciar um novo negócio ou aprimorar as técnicas”, destaca.
COZINHA – A construção da Cozinha Experimental teve início no final de 2021 e foi instituída como política pública municipal em junho de 2023, pela lei 9.945/2023. A Sema recebeu o apoio e a colaboração de instituições parceiras do município para o desenvolvimento do projeto, como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae, Sesc, agricultores e produtores de alimentos locais.
Os cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente são direcionados a agricultores locais, permissionários dos Varejões Municipais, produtores de alimentos artesanais e demais públicos interessados.
Além da população em geral, os cursos da Cozinha Experimental ainda poderão ser estendidos para merendeiras, professores da rede pública de ensino, agentes comunitários e profissionais de saúde, assistentes sociais e demais servidores públicos.