Cozinha Experimental da Prefeitura retoma cursos em fevereiro; em 2025, 150 pessoas participaram de 13 cursos oferecidos
A programação de 2026 tem início com o curso de Processamento Caseiro de Tomate

A Cozinha Experimental da Prefeitura de Piracicaba, viabilizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, encerrou 2025 com um balanço positivo das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Ao todo, foram oferecidos 13 cursos gratuitos, que atenderam aproximadamente 150 pessoas, viabilizados por meio de recursos próprios e parcerias com o Sebrae e o Senar/Faesp/SP. A programação de 2026 tem início em fevereiro, com o curso de Processamento Caseiro de Tomate, primeira capacitação do calendário do próximo ano.

A Cozinha Experimental foi estruturada a partir de convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Projeto Cozinhalimento, e contou com o apoio de instituições como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae e Sesc. O espaço tem como objetivo promover a qualificação da população em geral, com prioridade para o público atendido pelos programas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Selo Local de Alimentos de Piracicaba (Selapir), os Varejões Municipais, a Agricultura Familiar e as Cadeias Produtivas.
As capacitações são voltadas ao desenvolvimento de produtos e de técnicas culinárias que possibilitem o acesso ao mercado, a agregação de valor, o aproveitamento integral dos alimentos, a segurança alimentar e nutricional e a geração de trabalho e renda. A Cozinha Experimental também oferece suporte a outras ações da administração municipal, como a capacitação de merendeiras da rede municipal de ensino, realizada pela Secretaria de Educação, além de iniciativas conjuntas com o Fundo Social de Solidariedade.

Para 2026, além do curso de Processamento Caseiro de Tomate, já estão confirmadas capacitações como Aproveitamento e Reaproveitamento Integral dos Alimentos, Processamento Caseiro de Temperos, Processamento Caseiro de Frutas e Vegetais, Processamento Caseiro de Amendoim, Processamento Caseiro de Pães e Culinária Paulista.
O curso de Processamento Caseiro de Tomate será realizado nos dias 9 e 10/02, das 8h às 17h – a capacitação tem como objetivo ensinar técnicas para o aproveitamento do excedente da produção agrícola, com o processamento do tomate em produtos como tomate seco, suco, extrato e extrato de tomate, tomate pelado, confit, geleia e compota, voltados ao consumo familiar.
A iniciativa contribui para a agregação de valor a um produto que muitas vezes seria descartado, além de incentivar a produção local, a sustentabilidade e a redução do desperdício de alimentos. As vagas para o curso são limitadas e, no processo de seleção, terão prioridade os permissionários dos varejões municipais, bem como produtores de Piracicaba vinculados aos programas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e/ou que atuam na área. A realização é da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Senar/Faesp/SP e o Sebrae.
