Cozinha Experimental da Prefeitura retoma atividades com curso de processamento de tomate
Capacitação teve início hoje, 09/02, e abre a programação de cursos gratuitos de 2026 da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

A Cozinha Experimental da Prefeitura de Piracicaba retomou suas atividades hoje, 09/02, com a realização do curso de Processamento Caseiro de Tomate, que abre oficialmente a programação de capacitações de 2026. A iniciativa é viabilizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Senar/Faesp/SP e o Sebrae, e tem como objetivo qualificar a população para o aproveitamento do excedente da produção agrícola, por meio de técnicas de processamento do tomate em diferentes produtos.

O curso acontece até amanhã, 10/02, e ensina o preparo de tomate seco, suco, extrato e extrato de tomate, tomate pelado, confit, geleia e compota, voltados principalmente ao consumo familiar. A capacitação contribui para a agregação de valor a um produto que muitas vezes seria descartado, além de incentivar a produção local, a sustentabilidade e a redução do desperdício de alimentos.
Para 2026, além do curso de Processamento Caseiro de Tomate, já estão confirmadas capacitações como Aproveitamento e Reaproveitamento Integral dos Alimentos, Processamento Caseiro de Temperos, Processamento Caseiro de Frutas e Vegetais, Processamento Caseiro de Amendoim, Processamento Caseiro de Pães e Culinária Paulista.
“Com muita satisfação iniciamos as atividades da cozinha experimental em 2026. Essa política pública, que tem como alguns dos objetivos a agregação de valor e a geração de trabalho e renda, teve resultados muito bons em 2025, com 13 cursos realizados e mais de 150 pessoas atendidas. Para 2026 o objetivo é aumentar o número de cursos oferecidos e o curso de Processamento Caseiro de Tomate é o pontapé inicial de um ano muito promissor e de muito aprendizado na nossa cozinha experimental”, destacou o titular da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Mauricio Perissinotto.
Os cursos priorizam os permissionários dos varejões municipais, bem como produtores de Piracicaba vinculados aos programas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e/ou que atuam na área.
A Cozinha Experimental foi estruturada a partir de convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Projeto Cozinhalimento, e contou com o apoio de instituições como Etec, Fatec, Unimep, Esalq, Fatep, Sebrae e Sesc. O espaço tem como objetivo promover a qualificação da população em geral, com prioridade para o público atendido pelos programas da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Selo Local de Alimentos de Piracicaba (Selapir), os Varejões Municipais, a Agricultura Familiar e as Cadeias Produtivas.
As capacitações são voltadas ao desenvolvimento de produtos e técnicas culinárias que possibilitem o acesso ao mercado, a agregação de valor, o aproveitamento integral dos alimentos, a segurança alimentar e nutricional e a geração de trabalho e renda. A Cozinha Experimental também oferece suporte a outras ações da administração municipal, como a capacitação de merendeiras da rede municipal de ensino, realizada pela Secretaria de Educação, além de iniciativas conjuntas com o Fundo Social de Solidariedade.
