Com repertório de músicas brasileiras, a Corporação Musical União Operária participa da programação cultural que celebra os 256 anos da cidade com concerto neste domingo, 13/08, às 16h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do espaço, uma hora antes do início da apresentação.
Dentro da proposta de música brasileira, explica o regente Jonatas Dionísio, há 9 anos à frente da banda, o concerto da União Operária terá a temática de música sinfônica, como Suítes Nordestinas, obra do maestro Duda do Recife, Carinhoso, de Pixinguinha, Estão Voltando as Flores, de Emílio Santiago, entre outras.
A apresentação leva cerca de 40 músicos ao palco do Teatro do Engenho e, como destaca Dionísio, toda a União Operária está contente para realizar este concerto especial. “A banda se sente valorizada e apta para esta responsabilidade”, conta.
Haverá, ainda, participações especiais de solistas, como do baterista Fabrício Felix, o tubista Frank Edson e o trumpetista Eliézer Silva.
A banda, que este ano completou 117 anos, recebe recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) pela Lei Municipal 8.208/15, além de receber doações de pessoas físicas e jurídicas.
Ao longo dos 117 anos realizou diversas apresentações em Piracicaba e nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, além de muitos municípios brasileiros. Em 1968, a União Operária se apresentou na Espanha, no Concurso Internacional de Bandas. Foi a única corporação musical da América Latina a trazer um troféu daquela participação.
SERVIÇO – Concerto da Corporação Musical União Operária. Domingo, 13/08, às 16h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho. Avenida Dr. Maurice Allain, 454, no Parque do Engenho Central, A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do espaço, uma hora antes do início da apresentação. Informações: 3413-5212.