O 16º grupamento do Corpo de Bombeiros escolheu a Estação Experimental de Tupi para o treinamento prático da corporação. As atividades aconteceram na terça (22) e quarta-feira (23). Segundo, Victor de Freitas Carvalho, major e subcomandante do 16º grupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, o objetivo do treinamento no Horto de Tupi foi para “manter as equipes que trabalham na administração em condições de pronto atendimento no caso de uma emergência de maior porte ou no caso de acionamento secundário, caso as equipes de primeiros socorros já estejam empenhadas. ”
O major explicou que este tipo de treinamento acontece todo mês. “As equipes de administração são divididas em equipes e passam por este treinamento prático. Por ser uma área de lazer e de interesse ambiental do município, a ação específica realizada na Estação Experimental de Tupi, teve como objetivo, o reconhecimento da área”, afirmou. Além disso, segundo ele, o objetivo também é dar condições de fácil acesso para as equipes trabalharem em caso de emergência, tanto no socorro de vítimas nas trilhas que existem no local e também no combate aos focos de incêndio que por ventura venham a acontecer.
O subcomandante considerou o Horto de Tupi excelente para o treinamento. “O local dá condições por ter uma infraestrutura de acesso e ao mesmo tempo, possui locais onde pudemos exercitar trabalhos de primeiros socorros, transposição de cursos d’agua, transposição de locais de difícil acesso Isso colabora muito para a qualificação de pessoal”, disse.
Atividades com o Corpo de Bombeiros aconteceram na terça (22) e quarta-feira (23)
ENERGIA ELÉTRICA DE VOLTA – A Estação Experimental (Horto de Tupi), localizada a 12 Km do centro da cidade, é considerada uma importante reserva ambiental, local de grande beleza e agradável para passeios. A partir da parceria estabelecida pela Prefeitura, através da Sedema com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, para a ocupação da Área de Visitação da Estação Experimental de Tupi, o local tem sido escolhido para diversas ações de Educação Ambiental, com vários eventos em âmbito regional.
A Prefeitura realizou algumas melhorias na infraestrutura, como a construção de bebedouro no Centro de Visitantes, a reforma do Estacionamento (executado pela Sema) e a colocação de caçambas de lixo pela empresa Piracicaba Ambiental.
Mas, apesar dos esforços, o local tem sido alvo de atos de vandalismo. E após seis meses sem energia elétrica – por consequência de várias ocorrências de furto de fiação e vandalismo – na terça-feira (22), foi restabelecida a instalação elétrica no Centro de Visitantes da EE Tupi, que fica no Horto, permitindo a continuidade das atividades dos diversos programas que estão em andamento no Centro.
Na manhã da quarta-feira (23), colaboradores da unidade localizaram uma escada escondida na mata, próximo ao Centro de Visitantes. Segundo o analista ambiental da Sedema e um dos coordenadores das atividades no Horto Florestal, Giovani Batista Campos, a suspeita é que a escada seria usada para uma nova ação de vandalismo ou furto. Sobre esta ação, o gestor ambiental comentou que "todos somos responsáveis pelo espaço, devemos zelar por ele e conscientizar o maior número de pessoas de seu relevante papel ambiental e social. "
Horto de Tupi é um local propício para várias ações ligadas ao meio ambiente