A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aguarda a chegada de mais 12 médicos CRM Brasil, que vão reforçar as equipes de Atenção Básica do município (USFs, UBSs e CRABs) para o atendimento à população durante a pandemia do coronavírus. No inicio deste mês, o Ministério da Saúde (MS) lançou um edital com 5.811 vagas, de forma emergencial, cujos profissionais serão distribuídos em 1.864 municípios de todo o país. A expectativa é que comecem a trabalhar em Piracicaba na segunda quinzena de abril.
“É sempre importante o reforço da equipe médica da rede pública de saúde, principalmente neste momento em que toda a sociedade está apreensiva e preocupada com a possibilidade de intensificação da doença no município. Com os novos médicos em ação na atenção primária, como está previsto, o trabalho das equipes de saúde preventiva se fortalece e toda a população ganha com isso. Poderemos assim fazer uma travessia ainda mais segura até o fim da pandemia”, disse o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.
De acordo com Anay Ferrer e Luis Fernando Barbosa, coordenadores médicos do Departamento de Atenção Básica do município, os médicos CRM Brasil irão atuar nas unidades de saúde que apresentam atualmente mais necessidade e vulnerabilidade. "Após a abertura do edital, o munic&iacut e;pio&nb sp;de Piracicaba se inscreveu e estamos aguardando o envio desses 12 profissionais da saúde pelo Governo Federal".
Para garantir a contratação, serão investidos R$ 1,2 bilhão pelo Governo Federal. O contrato com os médicos será de apenas um ano e a seleção poderá ter até cinco chamadas, caso todas as vagas não sejam ocupadas nas chamadas anteriores. Para dar mais agilidade ao processo, serão selecionados apenas médicos CRM Brasil, pois já estão habilitados para exercer a medicina no país, podendo se deslocar imediatamente para atuação nos municípios.