Um misto de emoção em função da proximidade do Natal e da retomada das atividades presenciais, marcou a apresentação do Coral de Flautas da Associação Atlética Educando pelo Esporte (AAEPE), realizada nesta tarde no Centro Cívico, que foi prestigiada pelo prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida, além de familiares, populares e os servidores da Prefeitura.

Sob a regência do maestro Alexandre Menegale, o Coro de Flautas, executou 10 músicas, Asa Branca, Ode à Alegria, Menino da Porteira, Música tema do filme Titanic, Então é Natal, Merry Christmas, Diana, Bate o Sino e Hallelujah. A apresentação deu início às comemorações de 24 anos da Associação. Outros locais e equipamentos públicos receberão apresentações ao longo dos meses de novembro e dezembro.

Andréa enalteceu a apresentação e agradeceu ao grupo. “Eu fico com o coração feliz de vocês estarem aqui, eu já tive a oportunidade de conhecer a sede, o trabalho do professor e regente, Alexandre Menegale, e sou muito grata a todos vocês por nos proporcionarem este momento de celebração e de muitas alegrias”, comemorou Andréa.

Luciano e Andréa Almeida receberam o Coro de Flautas do Educando pelo Esporte para a primeira apresentação comemorativa aos 24 anos da insttiuição – Foto Justino Lucente

Para os pequenos músicos, a alegria é algo impossível de ser mensurado, principalmente para o garoto Miguel Berto, 9 anos, que estuda flauta há 3 anos, “eu gosto muito de música, eu me sinto livre, é algo inexplicável, o que eu sinto quando toco”, conta Miguel. O amigo e colega de estudo, Nicolas Benjamin, reforça “com a música eu consigo expressar os sentimentos, gosto de ler as partituras e me dedico bastante em casa para poder fazer sempre uma bela apresentação”, diz com alegria Nicolas.

Para a assistente social da Associação, Vera Portela, “a maioria das crianças gosta não apenas do futebol, mas de tudo o que o Educando oferece, cidadania, inclusão digital e, principalmente a música. O modelo de trabalho da instituição foi aceito pela sociedade e é transformador”, resume Vera.

Ao final da apresentação todos aplaudiram as crianças pelo excelente trabalho – Foto Justino Lucente

ASSOCIAÇÃO – Com raízes na mobilização popular e com atitudes de vanguarda a Associação Atlética Educando Pelo Esporte surgiu em 1997, por meio da união das Associações de moradores dos bairros Caxambu e Pauliceia, situados na periferia de Piracicaba, sensibilizados pela situação de vulnerabilidade e risco social em que viviam as crianças e adolescentes daquela região.

Embasados no poder de transformação do esporte, iniciaram o que hoje é o Projeto Esporte e Cidadania, atualmente financiado com recursos do Fumdeca e do Instituto CPFL. As intervenções deste projeto são pautadas em experiências esportivas, lúdicas, culturais como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Andréa Almeida recebeu flores e uma desenho feito à mão das crianças do Educando

A AAEPE também é responsável pela execução do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), realizado em parceria com Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), que hoje atende mais de 1.200 crianças e adolescentes nos bairros Jardim Pacaembu, Parque Orlanda, Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Parque dos Sabiás e Jardim Oriente.

A OSC ainda executa, desde 2013, com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Educando com Música, que oferece os diversos estilos musicais para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. As atividades musicais gratuitas incluem, flauta doce, violão, teoria musical, fanfarra, além de aulas de sopro, como flauta transversal, clarinete, sax-alto, sax-tenor, trompete, trombone, bombardino e percussão.