Para comemorar os 24 anos, a Associação Atlética Educando pelo Esporte (AAEPE) inicia série de apresentações em espaços públicos, empresas parceiras e na sede da associação, que abriga a unidade Case Pacaembu. A primeira será do Coral de Flautas, sob a regência de Alexandre Menegale, amanhã, 11/11, às 14h, no Térreo 1 do Centro Cívico. O evento é gratuito e aberto ao público.
Andréa Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade, intermediou a apresentação na Prefeitura e diz que ela acontece em um momento especial. "Aos poucos estamos retomando as atividades presenciais, respeitando os protocolos, e é com grande alegria que recebemos as crianças, com música e muita esperança. Já nos aproximamos do final do ano, um tempo de celebrar a vida e renovar as esperanças para os próximos anos. É um tempo de muitos desafios, sim, mas que devem ser enfrentados com muita energia e a música, será um diferencial neste momento", comemora Andréa.
Sob a regência de Alexandre Menegale, apresentações prosseguem até dezembro
A ASSOCIAÇÃO – Com raízes na mobilização popular e com atitudes de vanguarda a Associação Atlética Educando Pelo Esporte surgiu em 1997, por meio da união das Associações de moradores dos bairros Caxambu e Pauliceia, situados na periferia de Piracicaba, sensibilizados pela situação de vulnerabilidade e risco social em que viviam as crianças e adolescentes daquela região.
Embasados no poder de transformação do esporte, iniciaram o que hoje é o Projeto Esporte e Cidadania, atualmente financiado com recursos do Fumdeca e do Instituto CPFL. As intervenções deste projeto são pautadas em experiências esportivas, lúdicas, culturais como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
Projeto atende crianças de vários bairros, são mais de 1200 crianças no município todo
A AAEPE também é responsável pela execução do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), realizado em parceria com Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), que hoje atende mais de 1.200 crianças e adolescentes nos bairros Jardim Pacaembu, Parque Orlanda, Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Parque dos Sabiás e Jardim Oriente.
A OSC ainda executa, desde 2013, com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Educando com Música, que oferece os diversos estilos musicais para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. As atividades musicais gratuitas incluem, flauta doce, violão, teoria musical, fanfarra, além de aulas de sopro, como flauta transversal, clarinete, sax-alto, sax-tenor, trompete, trombone, bombardino e percussão.