A Coordenadoria Municipal da Juventude, em conjunto com a Associação de Estudantes Força Jovem, promoveu no último dia 25 de maio o I Curso de Formação Gremista. O evento aconteceu no Bristol Center Flat e contou com a participação de 37 escolas estaduais.
Com o objetivo de proporcionar formação aos grêmios estudantis da cidade, o curso abordou temas enfatizando o que é o grêmio, seu papel, função dos seus membros, a importância de se trabalhar em conjunto com as direções das escolas e Associações de Pais e Mestres e como montar um plano de trabalho. Os organizadores pretendem acompanhar as ações dos grêmios para analisar se o que foi aprendido será colocado em prática. Este foi o primeiro curso do gênero realizado na cidade.
Patrick dos Santos, da coordenadoria municipal da juventude, informou que os grêmios estão presentes em todas as escolas, mas a participação junto à direção é ínfima devido à falta de informações do que pode ser feito. “Os grêmios têm papel importante na formação de alunos, pois enfoca áreas como esportiva e cultural”, disse.
Santos afirmou que as forças reivindicatórias dos grêmios vêem crescendo gradativamente em Piracicaba, haja vista a participação dos alunos na passeata contra a corrupção ocorrida em 2005. “Tivemos 800 alunos na passeata protestando contra a corrupção. Isso mostra a preocupação dos estudantes com a realidade política do país”, finalizou.