Coordenador do OAP ministra palestra no 19º Encontro Nacional de Astronomia
Nelson Travnik falará sobre a lua e seus fenômenos em João Pessoa, na Paraíba
O astrônomo Nelson Travnik, que é coordenador do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAP), participará do 19º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), que irá reunir alguns dos maiores nomes da área, além de estudantes, educadores e entusiastas. O encontro, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Associação Paraibana de Astronomia (APA), acontece de 12 a 15 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.
Uma das palestras será ministrada por Travnik com o tema Lua, Nada Mais a Pesquisar? Segundo o astrônomo, a palestra abordará técnicas atuais que visam a detecção dos chamados fenômenos transientes lunares, bem como impactos constantes de meteoroides na superfície lunar, além de citar o monitoramento que tem sido solicitado pelas agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, Rússia e China, no sentido de garantir a segurança das bases lunares que serão construídas por esses países. "Essas bases funcionarão como centros de pesquisa e apoio às missões tripuladas ao planeta Marte", informa.
SUPER LUA – Na próxima segunda-feira, 14, acontece o fenômeno da Super Lua, quando a lua cheia aparece logo após o pôr do Sol e fica 14% maior e 30% mais brilhante. Desta vez, a distância entre a Terra e a lua será de 356.509 km; em condições normais essa distância é de 363.000 km.
A última vez que o planeta e o satélite ficaram tão perto foi em 21/01/1948, há 68 anos. Essas condições somente irão se repetir em 06/12/2052, daqui a 36 anos. O fenômeno poderá ser visto de qualquer ponto da cidade a olho nu, sem necessidade de instrumento.
Neste sábado, o OAP não estará aberto à visitação, retomando as atividades no próximo sábado, dia 19, das 19h às 21h30.
