Portal do Município de Piracicaba

Controle de perdas: Semae segue com instalação de macromedidores em condomínios

Investimento de R$ 921 mil visa controlar perdas e mensurar consumo de água e reduzir desperdícios, promovendo sustentabilidade nos loteamentos residenciais fechados da cidade

Por CCS / Publicado em 06/02/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um trabalhador masculino, que está usando capacete branco e óculos de proteção, realizando a instalação ou inspeção de um hidrômetro em uma abertura no chão. Ele veste uma camiseta azul e luvas pretas, e parece estar concentrado na tarefa. O hidrômetro é branco com um visor digital, conectado a tubos metálicos dentro da abertura. Ao redor do local, há cones de sinalização laranja e branco, blocos de concreto e uma parede de tijolos ao fundo, indicando que o serviço está sendo feito em uma área externa, possivelmente residencial ou comercial. O capacete do trabalhador possui o logo "SANE SOLUTI", que sugere que ele trabalha para uma empresa relacionada a saneamento ou serviços públicos de água. A imagem foi capturada em um dia claro, com luz natural forte iluminando a cena.
Instalação do equipamento foi concluída ainda ontem, quinta-feira, à tarde

Como parte do Plano de Controle de Perdas d’Água, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba segue com a instalação de cavaletes e hidrômetros para macromedição do consumo de água em 18 condomínios que ainda não fazem o registro deste consumo. A macromedição é a aferição do volume total de água que entra no condomínio por meio de um único hidrômetro principal e de grande porte, instalado na divisa do imóvel; diferente da micromedição (feita por unidade residencial ou individualmente), o macromedidor registra toda a água consumida nas unidades privativas e áreas comuns, como jardins, por exemplo. O investimento é de R$ 921 mil e os serviços serão realizados pela empresa contratada Sanesoluti Comércio de Instrumentação e Controle Ltda. com previsão de conclusão das obras em maio deste ano.

A imagem mostra um encanador trabalhando ao ar livre em uma instalação de tubos. Ele está dentro de uma escavação, usando uma camisa azul, calças de trabalho bege, boné azul com óculos escuros sobre ele e luvas pretas. O homem está segurando uma chave de grifo laranja grande e está ajustando um tubo metálico vertical que possui uma curva em forma de "U" na parte superior. Ao redor, há tábuas de madeira sobre a grama e, ao fundo, um carro preto estacionado próximo a uma cerca metálica preta e uma parede branca. O ambiente parece ser um local de manutenção ou construção, com iluminação natural forte, indicando que é durante o dia.
Estrutura e equipamento são instalados por empresa especializada com fiscalização do Semae

Ontem, 05/02, o Condomínio Moinho Vermelho, no bairro Conceição, recebeu o novo equipamento. Segundo a Gerência de Controle de Perdas, já receberam os macromedidores o Residencial Canadá (Tatuapé), Condomínio Santa Tereza D’Ávila (Astúrias), Clotilde Brossi (Água Branca) e Terras de Piracicaba V e Palmeiras (Astúrias).

A imagem mostra um trabalhador masculino realizando a instalação ou manutenção de um conjunto de tubulações metálicas ao ar livre. Ele está usando um capacete branco com o logotipo "SANE SOLUTIONS", óculos de proteção, luvas pretas, camiseta azul escura com um símbolo estilizado e calças de trabalho com faixas reflexivas amarelas e a inscrição "SANESOLUTI". O trabalhador segura firmemente uma tubulação horizontal de metal galvanizado, que está conectada a válvulas de latão e a uma pequena caixa eletrônica branca com o número "20". O ambiente é um canteiro de obras ou local de infraestrutura, com uma parede de tijolos e uma cerca de metal ao fundo, além de vegetação e materiais de construção ao redor. A cena ocorre durante o dia, com luz natural forte e sombras definidas. O conjunto sugere trabalho relacionado a sistemas de água ou saneamento.
Finalização da instalação do cavalete com acoplagem do macromedidor em frente a condomínio
A imagem mostra uma cena de manutenção na entrada de um condomínio residencial chamado "Moinho Vermelho Residencial". Dois trabalhadores estão realizando reparos próximos a uma construção de tijolos com telhado de cerâmica vermelha. Um dos trabalhadores usa capacete branco e uniforme azul, sentado próximo a um anel de concreto, enquanto o outro, com boné azul, está agachado ao lado dele. Ao lado, há uma caminhonete branca da marca Fiat, com a inscrição "SANE SOLUTIONS" e "Semae" nas portas, além da placa de identificação "TEL9G54". No chão, quatro cones de sinalização laranja delimitam a área de trabalho. Ao fundo, há um muro de blocos cinza, árvores verdes e o céu está nublado. Linhas de energia elétrica cruzam a parte superior direita da imagem. A iluminação é suave, típica de um dia nublado, e a foto foi tirada de um ângulo ligeiramente elevado, mostrando a relação entre o serviço de manutenção e a entrada do condomínio.
Condomínio no bairro Conceição recebeu equipamento para macromedição

A instalação dos macromedidores acontece na entrada em loteamentos fechados e com características de residenciais fechados, seguindo regulamentação da Ares-PCJ. Vale lembrar que os condomínios contemplados não possuem estes equipamentos na entrada para que seja feita a macromedição. “Com esta instalação, é possível identificar a diferença no total de água fornecida ante o total gerado individualmente pelas residências. Com a macromedição, o volume que eles utilizam para realização para diversos serviços, como ponto de água para molhar jardins, limpeza externa, entre outros, será avaliado e a diferença cobrada do condomínio, reduzindo perdas físicas de água pelo Semae”, afirmou Tiago de Mattos Seydell, diretor de Saneamento do Semae.

De acordo com Seydell, a instalação de sistemas de macromedição é primordial para o controle e monitoramento do consumo de água, promovendo a eficiência no uso dos recursos hídricos e contribuindo para a sustentabilidade dos condomínios. “Piracicaba possui diversos loteamentos e condomínios sem um sistema de macromedição na rede de abastecimento de água. Essa implantação vai gerenciar perdas e mensurar o consumo de água de forma transparente. Isso permite identificar irregularidades nos hidrômetros, vazamentos, garantindo a qualidade da água e o faturamento correto”, finalizou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.