Controle de perdas: Semae avança na instalação de macromedição em condomínios
Investimento de R$ 921 mil visa controlar perdas e mensurar consumo de água e reduzir desperdícios, promovendo sustentabilidade nos loteamentos residenciais fechados da cidade

Como parte do Plano de Controle de Perdas d’Água, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba segue com a instalação de cavaletes e hidrômetros para macromedição do consumo de água em 18 condomínios que ainda não fazem o registro deste consumo. A macromedição é a aferição do volume total de água que entra no condomínio por meio de um único hidrômetro principal e de grande porte, instalado na divisa do imóvel; diferente da micromedição (feita por unidade residencial ou individualmente), o macromedidor registra toda a água consumida nas unidades privativas e áreas comuns, como jardins, por exemplo. O investimento é de R$ 921 mil e os serviços serão realizados pela empresa contratada Sanesoluti Comércio de Instrumentação e Controle Ltda. com previsão de conclusão das obras em maio deste ano.


De acordo com a Gerência de Controle de Perdas, nesta semana, dois condomínios receberam os equipamentos, são eles: Residencial Canadá (Tatuapé) e Condomínio Santa Tereza D’Ávila (Astúrias). Em dezembro passado, os condomínios Clotilde Brossi (Água Branca) e Terras de Piracicaba V, receberam as instalações. Na próxima semana, o condomínio Palmeiras (Astúrias) também receberá os equipamentos.
Conforme explica Sandro Camossi, gerente de Controle de Perdas, a instalação acontece na entrada em loteamentos fechados e com características de residenciais fechados, seguindo regulamentação da Ares-PCJ. “Estes condomínios não possuem estes equipamentos na entrada para que seja feita a macromedição. Com esta instalação, é possível identificar a diferença no total de água fornecida ante o total gerado individualmente pelas residências. Com a macromedição, o volume que eles utilizam para realização para diversos serviços, como ponto de água para molhar jardins, limpeza externa, entre outros, será avaliado e a diferença cobrada do condomínio, reduzindo perdas físicas de água pelo Semae”, destacou.
De acordo com Ronald Pereira, presidente do Semae, a instalação de sistemas de macromedição é essencial para o controle e monitoramento do consumo de água, promovendo a eficiência no uso dos recursos hídricos e contribuindo para a sustentabilidade dos condomínios. “Atualmente, Piracicaba possui diversos loteamentos e condomínios sem um sistema de macromedição na rede de abastecimento de água. A implantação desse sistema visa gerenciar perdas e mensurar o consumo de água de forma transparente, otimizando os recursos hídricos. Isso permitirá identificar irregularidades nos hidrômetros, vazamentos, garantindo a qualidade da água e o faturamento correto”, completou.
