Portal do Município de Piracicaba

Controle de perdas: Semae avança na instalação de macromedição em condomínios

Investimento de R$ 921 mil visa controlar perdas e mensurar consumo de água e reduzir desperdícios, promovendo sustentabilidade nos loteamentos residenciais fechados da cidade

Por CCS / Publicado em 22/01/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um trabalhador de capacete branco com o logo "SANE SOLUTI" trabalhando em uma instalação hidráulica. Ele veste uma camiseta preta com o mesmo logo nas costas, calças pretas e botas de borracha. O trabalhador está concentrado em apertar uma conexão em um tubo azul com uma chave inglesa. Ao redor, há uma estrutura de madeira improvisada sustentando vigas de madeira e blocos de concreto. A instalação hidráulica inclui tubos pretos curvos com flanges e um medidor azul com uma pequena caixa preta em cima. Há também uma válvula grande com uma roda preta. No fundo, ao lado de uma estrada, um caminhão branco está estacionado. O céu está nublado, indicando um dia chuvoso ou com previsão de chuva. O ambiente parece ser um canteiro de obras.
Empresa contratada faz a instalação de cavaletes e de hidrômetros para macromedição em condomínios

Como parte do Plano de Controle de Perdas d’Água, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba segue com a instalação de cavaletes e hidrômetros para macromedição do consumo de água em 18 condomínios que ainda não fazem o registro deste consumo. A macromedição é a aferição do volume total de água que entra no condomínio por meio de um único hidrômetro principal e de grande porte, instalado na divisa do imóvel; diferente da micromedição (feita por unidade residencial ou individualmente), o macromedidor registra toda a água consumida nas unidades privativas e áreas comuns, como jardins, por exemplo. O investimento é de R$ 921 mil e os serviços serão realizados pela empresa contratada Sanesoluti Comércio de Instrumentação e Controle Ltda. com previsão de conclusão das obras em maio deste ano.

O homem, usando um capacete branco com o logotipo "SANE SOLUTI" em laranja e verde, está concentrado em seu trabalho. Ele usa uma camiseta preta com mangas compridas e luvas azuis com detalhes amarelos. Em suas mãos, ele segura uma chave inglesa, enquanto seus olhos estão fixos em um medidor de água azul, que está conectado a um tubo preto. O medidor possui uma tampa azul aberta, revelando uma tela digital e alguns rótulos amarelos. O fundo da imagem mostra uma parede de blocos de concreto e vigas de madeira. O chão está coberto de terra e alguns pedaços de madeira. Há uma quantidade visível de poeira ou detritos caindo sobre a camiseta do homem e o capacete.
Hidrometro de macromedição é instalado no condomínio Canadá, na região do Tatuapé
A imagem mostra uma equipe de trabalhadores realizando uma obra de encanamento. Quatro homens estão visíveis, três deles diretamente envolvidos na instalação ou manutenção de tubulações, enquanto um quarto observa ao fundo. No centro da imagem, dois trabalhadores estão agachados em uma vala, manuseando um grande cano preto com conexões metálicas. Um deles, usando um capacete branco e luvas azuis, segura a extremidade do cano enquanto o outro, vestindo um boné azul e luvas, auxilia na conexão. Ambos estão em meio a terra e entulho, indicando o local da obra. À esquerda, um homem de camiseta preta e jeans caminha próximo a uma mangueira azul grossa que se estende pela lateral da imagem. Mais atrás, um homem de capacete branco e camiseta azul escura observa a atividade, com uma corrente no pescoço. Ao fundo, pode-se ver uma estrutura de alvenaria com diversas conexões de tubulação aparentes, algumas delas pintadas de azul, sugerindo um sistema hidráulico complexo. A área ao redor é um canteiro de obras com terra, pedras e algumas ferramentas, como uma serra manual e um componente de encanamento azul brilhante. O céu nublado e a vegetação ao fundo indicam um ambiente externo.
Nesta semana, instalação de equipamentos aconteceu nos condomínios Canadá e Santa Tereza D’Ávila

De acordo com a Gerência de Controle de Perdas, nesta semana, dois condomínios receberam os equipamentos, são eles: Residencial Canadá (Tatuapé) e Condomínio Santa Tereza D’Ávila (Astúrias). Em dezembro passado, os condomínios Clotilde Brossi (Água Branca) e Terras de Piracicaba V, receberam as instalações. Na próxima semana, o condomínio Palmeiras (Astúrias) também receberá os equipamentos.

Conforme explica Sandro Camossi, gerente de Controle de Perdas, a instalação acontece na entrada em loteamentos fechados e com características de residenciais fechados, seguindo regulamentação da Ares-PCJ. “Estes condomínios não possuem estes equipamentos na entrada para que seja feita a macromedição. Com esta instalação, é possível identificar a diferença no total de água fornecida ante o total gerado individualmente pelas residências. Com a macromedição, o volume que eles utilizam para realização para diversos serviços, como ponto de água para molhar jardins, limpeza externa, entre outros, será avaliado e a diferença cobrada do condomínio, reduzindo perdas físicas de água pelo Semae”, destacou.

De acordo com Ronald Pereira, presidente do Semae, a instalação de sistemas de macromedição é essencial para o controle e monitoramento do consumo de água, promovendo a eficiência no uso dos recursos hídricos e contribuindo para a sustentabilidade dos condomínios. “Atualmente, Piracicaba possui diversos loteamentos e condomínios sem um sistema de macromedição na rede de abastecimento de água. A implantação desse sistema visa gerenciar perdas e mensurar o consumo de água de forma transparente, otimizando os recursos hídricos. Isso permitirá identificar irregularidades nos hidrômetros, vazamentos, garantindo a qualidade da água e o faturamento correto”, completou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.