O secretário de Saúde da Prefeitura de Piracicaba, Fernando Cárdenas, divulgou uma informação bastante positiva na tarde desta quarta-feira (09/05) e que se refletirá na ampliação do número de cirurgias de média complexidade, chamadas de eletivas. A ampliação será possível graças à contratualização – mudança do sistema de convênio para contratos – entre a Prefeitura e os hospitais Santa Casa de Misericórdia e Fornecedores de Cana. Para este ano, a ampliação de recursos possibilitará a realização de 801 cirurgias a mais no Hospital dos Fornecedores de Cana, e 1.506 na Santa Casa. Fernando Cárdenas explica que a contratualização tem enfoque quantitativo e qualitativo. “Além da ampliação nas cirurgias, o controle do desempenho dos hospitais também será melhor acompanhado, como por exemplo, quanto ao nível de satisfação dos usuários”, detalha. Fernando informa que, ao ano, o município somará 6.200 cirurgias: 3.700 já realizadas mais as 2.500 provenientes da contratualização. “Os recursos são da Prefeitura e Ministério da Saúde, que vem incentivando o sistema de contratos por entender que ele facilita o acompanhamento e a aplicação dos investimentos”, completa o secretário, que estima o repasse ampliado já para junho. As cirurgias eletivas são realizadas nas áreas de Ginecologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Vascular, Pediatria e Oftalmologia. A contratualização com os hospitais prevê monitoramento trimestral de comissão formada por representantes de vários setores, como Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde, entidades de classe entre outros.

HospitalConsultas2006Consultas2007Valor (mês)Contratualização
Fornecedores de Cana1.6952.496R$ 113.490,00