Tiveram início neste mês as obras para a restauração do abrigo de ônibus que fica na rua XV de Novembro, atrás da Catedral de Santo Antônio. O abrigo é tombado pelo patrimônio histórico de Piracicaba desde 2004 porque foi ponto de bonde e tem importância histórica para a cidade. O ponto foi construído no início da década de 1950, no estilo Art-déco.

O projeto de restauro foi elaborado pelo Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e deverá preservar as características originais do imóvel. A fachada será limpa e recuperada e os boxes laterais, que antigamente funcionavam como lanchonetes serão transformados em banheiros masculino e feminino, um de cada lado e dimensionados para atender também aos deficientes físicos. Os antigos banheiros que ficavam no subsolo serão convertidos em depósito de materiais da Prefeitura. Eles serão desativados porque apresentam problemas de ventilação e dificuldade de acesso. Segundo o diretor-presidente do Ipplap, João Chaddad, a obra faz parte da revitalização da área central da cidade. No final do ano passado, a prefeitura entregou a reforma da Praça José Bonifácio com a abertura do entorno para carros, colocação de playground, restauração do coreto, além de projeto paisagístico e de iluminação. ‘Além dessas obras, a Prefeitura estuda outras intervenções no centro da cidade’, disse.A restauração do abrigo está orçada em R$ 60 mil e deverá estar pronta em dois meses.

História

Piracicaba contou por mais de sessenta anos com o serviço de transporte por meio de bondes, que começaram a circular em 16 de janeiro de 1916 e foram desativados em 1969.A cidade teve três linhas de bondes: para Vila Rezende, Estação da Paulista, e Escola de Agronomia, todos com ponto de partida ao lado da catedral. A velocidade não passava de 50 quilômetros por hora. Os horários eram flexíveis, embora o último bonde, quase sempre, circulasse às 23:00 horas. Em geral, às quintas-feiras e aos sábados, o bonde esperava o fim das sessões dos cinemas Politeama e Broadway, ou se houvesse apresentações no Teatro Santo Estevam, quando o último veículo só partia à meia-noite. O Ponto de bondes da Rua XV de Novembro foi construído no início da década de 1950, antes do término das obras da Catedral de Santo Antonio, com provável projeto do arquiteto Jacques Pilon seguindo projeto Art-déco.

Informações: Marcelo Cachioni – arquiteto do Ipplap