Foto: Adilson F. CardosoAmanhã (12), às 11h serão entregues as chaves das casas do Conjunto Habitacional Santa Fé, localizado na região do bairro Pau Queimado. Esta primeira etapa será somente para as famílias da autoconstrução. As famílias que moram nas áreas de risco começarão a ser removidas no próximo dia 21. Conjunto Habitacional Santa Fé, que para esta etapa está construindo 228 unidades, mas de imediato e está entregando, 226 é uma obra executada por meio de convênio da Prefeitura – Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). Foto: Adilson F. CardosoCom estas casas e as 289 da primeira fase faltarão 198 unidades para completar o núcleo habitacional que é de 713. As moradias entregues têm 43 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área para ampliação. Posteriormente será disponibilizado para os loteamentos é a instalação do aquecedor solar a construção dos muros de divisa, de arrimo, da calçada e das escadas de acesso e do quintal, caso seja necessário. Visando a integração e o melhor acesso dos moradores no bairro, a Emdhap construiu passarela em concreto de 32 metros, ladeada de uma área de preservação de mil metros, que vai interligar o Santa Fé I com o II. Foto: Adilson F. CardosoDe acordo com a lei, o núcleo habitacional contempla 110 famílias removidas de áreas de risco. As demais, com renda até três salários mínimos por mês, cadastradas na Emdhap participaram do sorteio em 2004. O custo de cada unidade habitacional é de aproximadamente de R$ 15.000,00 e cada mutuário deverá pagar o financiamento por um período de até 20 anos. Moradora do Núcleo Santa Fé há cerca de três anos, Maria Alvina Fonseca não esconde a alegria de ter casa própria, após tanto tempo de espera. Outra mãe que está feliz por ter um teto para criar seus filhos é Maria Tereza Falcão, moradora do núcleo há dois anos. Segundo ela, já passou por momentos difíceis antes de conseguir esta casa no Santa Fé.