Os piracicabanos estão em contagem regressiva para o Carnaval 2018. Na próxima sexta-feira, 09, a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) dará o ponta pé inicial da programação carnavalesca, com as tradicionais marchinhas, na voz de Sandra Rodrigues e Banda, a partir das 20h, no Largo dos Pescadores. As atrações seguem até o dia 13/02, com grupos e blocos que prometem agitar os foliões de plantão.

Tony Azevedo, criador do Bloco da Ema, que desfila no Carnaval no dia 13/02 (Foto: Claudinho Coradini)

Durante as atividades não será permitido a entrada de sprays de espuma ou similares, o comércio de bebidas e/ou alimentos e afins em residências; bebidas em embalagens de vidro; o uso de equipamentos ou materiais que possam ser utilizados como armas ou possam ferir outras pessoas; o uso de aparelhos de som móvel e no Engenho Central, o uso de “cooler” ou qualquer outro tipo de conservadora de bebidas.

Neste ano, o Carnaval contará com programação diferenciada, com grupos de samba e blocos. “Nosso objetivo é oferecer aos piracicabanos, o melhor de um carnaval voltado às famílias”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

No dia 10, acontece o tradicional Cordão do Mestre Ambrósio. Com saída às 15h, da praça da Boyes, o bloco percorrerá o trajeto pela rua Luiz de Queiroz e avenida Beira Rio, com marchinhas e sambas-enredos, até o Largo dos Pescadores. Às 20h, o grupo Samba & Prosa subirá ao palco, com clássicos de gênero musical brasileiro.

No domingo, 11, a festa será no Engenho Central, a partir das 15h, com o grupo Oitava Cor e Samba D'Aninha, com repertórios repletos dos maiores clássicos do samba.

Segunda-feira, 12, a partir das 20h, a folia será liderada pela banda Oba-Lu-Aê, também no Engenho Central.

Na terça-feira de carnaval, 13, o Bloco da Ema tem concentração a partir das 15h, em frente ao Sesc Piracicaba e vai até o Largo dos Pescadores. O bloco comandado por Tony Azevedo visa incorporar à cultura piracicabana, elementos das tradições musicais e carnavalescas do nordeste, sem perder sua identificação com a cidade.

Ainda no dia 13, para fechar a programação, a agitação ficará por conta do ritmo pernambucano, com a Orquestra de Marchinhas e Frevo de Piracicaba, das 20h às 22h, no Largo dos Pescadores.

As festividades contarão com praça de alimentação. As Escolas de Samba de Piracicaba serão responsáveis pelas vendas no Engenho Central. No Largo dos Pescadores, os alimentos serão preparados pelos voluntários da Irmandade do Divino.

Parcerias

Representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Guarda Civil, Polícia Militar, Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre) estiveram reunidos na tarde de hoje, 07, com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a assessora para eventos em cultura e turismo, Fátima Silva, o encarregado de manutenção e logística de eventos, Dermival Pinto, a chefe do Núcleo de Apoio Administrativo, Luciana Polizel para ajustar as ações da programação do Carnaval 2018.

Da reunião participaram também, os representantes dos blocos da Ema, Cordão do Mestre Ambrósio, Pira Pirou e Boçais. O bloco Pira Pirou ficará no aguardo das deliberações por parte da Polícia Militar, em relação ao trajeto a percorrer.

Para garantir a limpeza dos espaços, a Secretaria do Meio Ambiente (Sedema) deixará à disposição no Largo dos Pescadores e Engenho Central, sacolinhas para acondicionar o lixo gerado por ocupantes das mesas, além de caçambas para coleta de resíduos recicláveis, como plásticos, metais e papéis, além de lixo orgânico para, num trabalho em conjunto com todos os foliões, minimizar os impactos do lixo descartado irregularmente nas vias e demais espaços públicos.

Programação:

09/02 – Sandra Rodrigues & Banda – das 20h às 0h

10/02 – Cordão do Mestre Ambrosio

Concentração às 15h, na Praça da Boyes

Chegada às 18h, no Largo dos Pescadores

Mestre Ambrósio, que inspira cordão do dia 10/02 (Foto: Roberto Silva)

10/02 – Grupo Samba & Prosa – das 20h às 0h

11/02 – Grupo Oitava Cor – das 15h às 19h