Jô e Gabi interpretam, respectivamente, Isso e Aquilo na contação de história
Jô e Gabi interpretam, respectivamente, Isso e Aquilo na contação de história

O Viagem Literária, programa dedicado ao estímulo à leitura, literatura e valorização das bibliotecas públicas, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, chega à 15ª edição e Piracicaba é uma das cidades contempladas com contação de histórias, oficinas e encontros com escritores. Todas as atividades acontecerão de forma gratuita na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A primeira é nesta quarta-feira, 9/08, às 9h e às 14h, com a contação de história Medo, Medinho, Medão, Aqui Não!, com Jô Jorvino e Gabi Cavalcante.

Jô e Gabi, atrizes de São Paulo da Cia. Jô Viajando nas Histórias, interpretam, respectivamente, Isso e Aquilo, dois personagens literários que contam de forma lúdica a história do livro O Menino que Tinha Medo de Criança. Os personagens existem há 4 anos, criados para trabalhar temas literários e temas de relevância social de forma lúdica. A atividade ainda tem canções e brincadeiras para ativar o público.

A história, do livro de Gisele Garcia, aborda a vida de um menino com um medo secreto, tão grande quanto o pequeno mundo do menino, tão forte quanto a escuridão da noite. Algumas questões pautam o enredo: e se esse medo atrapalhasse o menino a brincar? E se não o deixasse fazer amigos? E se esse medo fosse medo de criança?

AS ATRIZES – Josélia Jorvino, a Jô, é graduada em pedagogia, artes visuais e arte cênica. É contadora de histórias, atriz, diretora de teatro infantil, escritora de livro infantil, criadora-intérprete de dança contemporânea. Atuante na arte-educação, também realiza ações educativo-culturais, disseminando o amor pela leitura e pela educação.

Gabi Cavalcante é atriz e contadora de histórias, professora de musicalização infantil, acadêmica em gestão ambiental, com ênfase em educação ambiental. Iniciou vivências em teatro aos 10 anos. Atualmente é arte-educadora, prezando por uma arte inclusiva e consciente.

VIAGEM LITERÁRIA – De julho a novembro de 2023, 72 bibliotecas de 71 cidades do Estado de São Paulo realizam a 15ª edição do programa Viagem Literária, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Em Piracicaba, tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Biblioteca Municipal.

O eixo da programação deste ano é a literatura brasileira contemporânea, que engloba as produções de autoras e autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século 21, o que inclui tanto escritoras e escritores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século 20, quanto aqueles nascidos neste início de milênio.

O programa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), é realizado pela SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Desde a sua criação em 2008, o Viagem Literária já percorreu 231 municípios paulistas com mais de 3.600 ações. Contou com a participação de 240 grupos de contadores de histórias e escritores, e um público de mais de 364 mil pessoas.

SERVIÇO – Contação de história Medo, Medinho, Medão, Aqui Não!, na programação da 15ª Viagem Literária. Quarta-feira, 9/08, às 9h e 14h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Informações: (19) 3433-3674.

cultura; semac; contação de história; biblioteca municipal; viagem literária