Na quinta-feira, 30, das 9h às 11 horas, o Consultório na Rua ( CnaR) fará uma sessão de cinema, com o filme Trolls, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – rua do Trabalho, 634, Vila Independência. A expectativa é de que entre 30 a 40 moradores de rua da cidade participem da atividade.
A equipe do CnaR combinou com os interessados de pegá-los uma hora antes na Praça da Palma, Paulista e Imaculada Conceição, Vila Rezende, com a van da unidade. Os demais, que vivem na área central da cidade, vão se encontrar no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) – rua Voluntários, – e serão conduzidos ao Cerest de perua.
Além da clássica pipoca, que será distribuída durante a sessão, a equipe do CnaR vai aproveitar a ocasião para falar sobre Tuberculose, dentro da campanha mundial de combate à doença. De acordo com a assistente social do CnaR, Adriana Maria Nicolau Cypriani, o objetivo da atividade é a ressocialização desse público. "Pretendemos inseri-los nas ações culturais da cidade e ampliar suas relações para além daquele ambiente em que estão vivendo", disse.
De acordo com Adriana, a Sessão de Cinema deve se repetir uma vez por mês. "É um projeto que nasceu a partir de consultas aos próprios usuários do programa,que relatam passar muito tempo ociosos e que gostariam de realizar atividades que ocupassem esse tempo. Então, a sessão de cinema surge com o objetivo de despertá-los para a reintegração social e o desenvolvimento de uma visão crítica de suas relações com a vida que levam".
SOBRE O CONSULTÓRIO – O CnaR iniciou suas atividades no dia 21 de novembro de 2016. Foi instituído de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNBA) – Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 – e está integrado a Rede de Atenção Psicossocial, com o objetivo de atuar junto à população em situação de rua.
Atualmente o programa já cadastrou 164 pessoas em situação de rua, as quais oferece atendimentos diversos, como aferição de pressão, coleta de exames, aplicação de anticoncepcional injetável, consulta médica, orientação de saúde, encaminhamentos para a rede de serviços do município, entre outras.
Uma das propostas do CnaR é desenvolver ações de redução de danos a essa população faz uso de substâncias psicoativas para suportarem a dinâmica da vida na rua e para ocupar o tempo ocioso.
PROGRAMAÇÃO – As sessões serão realizadas mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, no horário das 9h às 11 horas, para no máximo 50 pessoas em situação de rua. A participação será registrada em lista de presença. Antes de cada sessão de cinema será abordado um tema de saúde, conforme necessidades apresentadas pelo próprio público.