Portal do Município de Piracicaba

Construção da sede do Jd. Botânico começa na semana que vem

Por Comunicação Social / Publicado em 13/05/2020
Tempo de leitura: 4 minutos.

A construção da sede do Jardim Botânico de Piracicaba, no bairro Santa Rita, deve ser iniciada no dia 18 de maio. Antes disso, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), vai realizar adequações na arborização urbana do local. Com investimento público de R$ 189 mil, a obra envolve a construção de um módulo de 100 m² que será a estrutura para o recebimento e atendimento dos visitantes no local – espaço que possui uma área total de 310 mil m², em território que também engloba o Viveiro Municipal de Mudas.

Na semana passada já foram realizados estudos preliminares de locação da obra, de posicionamento da edificação, de entrada de energia, de água e de outras necessidades técnicas, informa o engenheiro Márcio Antônio Maruko, chefe da divisão de Obras da Sedema.

Juliana Gragnani, analista ambiental e coordenadora dos estudos para a implementação do Jardim Botânico, e a engenheira agrônoma Clementina Rossin, observam que a Sedema vai realizar durante o mês de maio “serviços de arborização urbana no local, fora de Área de Preservação Permanente (APP)”. Esses serviços incluem a remoção de tocos, a poda e a supressão de árvores de pequeno, médio e grande porte da espécie exótica invasora leucena, além da retirada preventiva de árvores não nativas que apresentam problemas fitossanitários ou risco de queda como abacateiro, eucalipto, ipê-de-jardim e mangueira.

“Em substituição a estas árvores, será realizado o plantio de uma quantidade significativamente maior de mudas de espécies nativas da flora regional, priorizando-se os objetivos do Jardim Botânico de Piracicaba com relação à conservação ambiental, vinculada à formação de um ambiente seguro e agradável para a população piracicabana”, afirma o professor Vinícius Castro de Souza, biólogo e curador do herbário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que será o responsável pelo plantio de coleções botânicas no entorno do lago do Santa Rita.

Uma das árvores que será subtraída para construção da sede do Jd. Botânico O PROJETO – O Jardim Botânico de Piracicaba, criado por meio do Decreto 17.377/2018, terá como missão “conservar, valorizar e difundir a importância do bioma Mata Atlântica, especialmente a Floresta Estacional Semidecidual, típica da região de Piracicaba, por meio das coleções botânicas, da pesquisa e da educação ambiental”. As atividades do Jardim Botânico serão exercidas prioritariamente em três áreas: a do bairro Santa Rita, que além de abarcar o Viveiro Municipal de Mudas possui considerável beleza cênica e grande potencial para se transformar em um parque urbano, motivo pelo qual foi escolhida para a construção da sede administrativa; uma área anexa ao Parque Engenho Central; e outra no Parque Natural da Cidade, no bairro Santa Teresinha.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.