O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou na tarde de ontem, terça-feira, dia 31/10, no Diário Oficial do município, o edital 09/2023 que dispõe sobre o resultado definitivo dos escolhidos aos cargos de Conselheiros Tutelares de Piracicaba, que atuarão a partir de janeiro de 2024. A eleição, que ocorreu no dia 1º/10, mobilizou 4.179 pessoas que foram às urnas para votar.
Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos e a população em geral tiveram prazo para a apresentação de denúncias e recursos que foram analisados pela Comissão de Escolha e o Ministério Público para, após julgamento, ser divulgado o resultado final com os nomes dos 15 conselheiros tutelares eleitos.
Os candidatos eleitos como conselheiros tutelares foram: Angélica Maria Avansi Aversa, Ana Beatriz Canto Kraide, Cristina Sassiloto Lopes Ferraz, Cristiane de Oliveira Flávio, Dirceu de Barros Silveira, Darlene de Lurdes Pessoa, Gentil Benedito Canuto Junior, Janaína do Carmo Torrigo de Moraes, Jefferson de Moraes Gonçalves, Kleyton Kaic Sampaio, Rodolpho Hoff Junior, Rosa Maria Casarim Zanatta, Rosana Pereira Bollis, Vânia Regina Correa Henrique e Zélia dos Reis.
Os candidatos classificados como suplentes, que assumirão no caso de vacância serão: Lia Raquel Nunes Job dos Santos, Sirlei Aparecida Schiavon de Abreu e Thiago Domingues Gabriel de Souza.
Os conselheiros eleitos assumirão os Conselhos Tutelares 1, 2 e 3. A posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.
Palavras-chave: Conselho Tutelar; CMDCA; Smads.