Integrantes do Conselho coma bandeira do LGBT com o prefeito e o secretário de Governo.
Integrantes do Conselho junto com o prefeito e o secretário de Governo

O prefeito Luciano Almeida deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT de Piracicaba (CMP-LGBT) para o biênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada na tarde de ontem, 17/10, no Anfiteatro do Centro Cívico, e contou também com as presenças dos secretários de Governo, Luis Fernando Cassinelli, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante. A composição deste Conselho é paritária. São oito representantes da sociedade civil e oito representantes do Poder Público. Cada representação tem seu respectivo suplente, totalizando 32 pessoas, sendo 16 titulares e 16 suplentes.

Entre as funções do Conselho estão acompanhar o Poder Público Municipal na elaboração de políticas públicas para a população LGBT e implementação de ações afirmativas para a redução do preconceito e da discriminação pela orientação sexual e pela identidade de gênero.

Durante a posse também ocorreu o lançamento oficial do vídeo da 15ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba, realizada pela ONG Casvi, no dia 16/7, com o tema: Não Pira, transfobia é crime! Por uma Piracicaba sem transfobia.

Prefeito de Piracicaba, de camisa clara, fala ao microfone.
O prefeito Luciano Almeida fez a posse dos integrantes do Conselho LGBT

O prefeito Luciano Almeida disse que o conselho terá todo apoio da Administração por ser legítimo representante da sociedade para construir uma cidade melhor e mais igualitária. Em recado aos conselheiros, disse que é importante que o CMP-LGBT traga para discussão também outros temas que não são suas pautas habituais, abrangendo áreas como saúde, educação, meio ambiente, esportes e lazer, entre outros. “Piracicaba é uma cidade acolhedora e com altos índices de desenvolvimento e com participação da sociedade, podemos caminhar juntos para ter uma cidade cada vez melhor”, disse.

O secretário de Governo, Luis Fernando Cassinelli, ressalta que o “Conselho cria uma força-tarefa para a promoção de políticas públicas adequadas para a melhoria da qualidade de vida, mostrando o fortalecimento da sociedade que se preocupa em promover uma maior justiça social e igualitária”, observou.

Anselmo Figueiredo, reeleito para representar as instituições que atuam com a população LGBTQIA+ no município, explica que neste mandato os conselheiros darão continuidade à construção do Plano Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba até junho de 2024.

PRECONCEITO – Malu é travesti, tem 50 anos e está na militância há mais de 30 anos. Ela veio de Capivari, onde representa o Movimento Capivari sem Preconceito, especialmente para prestigiar a posse. Colaboradora da ONG Casvi, citou que o preconceito ainda é o maior obstáculo enfrentado por esse segmento, principalmente em relação à oportunidade no mercado de trabalho, onde grande parte da população de mulheres trans e travestis é obrigada a se prostituir para sua sobrevivência.

Defende ainda maior abertura das instituições de ensino para esse segmento, que praticamente é expulso das escolas e universidades, quadro considerado por ela como lamentável.

Simpatizante da causa LGBT segura a bandeira do movimento, na cor roxo, azul, verde, amarelo e vermelho.
Travesti Malu citou o preconceito como maior obstáculo do segmento LGBT

COMPOSIÇÃO

Conselheiros titulares do Poder Público:

Larissa Cristina Bedo
Nilze Meire Itepan
Ana Laura Rodrigues Silva
Jussara Morales Marciano
João Luís Alves
Alexandre Lopes
Evelise Andrea Esmedio Pires
Nara Elisa Hartung Campos

Conselheiros titulares da sociedade civil: