O Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) dará posse, na próxima segunda-feira, 28/08, aos novos membros para o biênio 2023-2025, e em seguida a eleição da mesa diretora, a partir das 14h, na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), na Av. Dr. Paulo de Morais, 2113.

A eleição será para escolher o novo presidente, vice-presidente e secretário do conselho. A composição atual da diretoria é composta pelo presidente Marcelo Ferezini, produtor rural e representante da cooperativa de produção e processamento de hortaliças Coopihorti, pelo vice-presidente Ricardo Cerveira, da IBS (Instituto Biosistêmico), e o secretário Henrique Bellinaso, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), eleitos em junho de 2021.

A nova composição de membros do Comder é composta por titulares e suplentes indicados pelas seguintes instituições que constam na lei de criação do Conselho: Sindicato Rural de Piracicaba e Região; Coplacana; Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba); Esalq; Câmara Municipal de Piracicaba; Sema; Smads; EDA (Escritório de Defesa Agropecuária); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Piracicaba); Ceagesp; Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura); EDR (Escritório de Desenvolvimento Regional); Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Pólo Regional Centro-Sul) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba.

Também fazem parte do Comder os grupos representantes de produtores rurais, sendo a Coopihort; Coopimays (Cooperativa dos Produtores de Milho de Piracicaba); OCS Agroecológica Piracicaba; Arca (Associação de Agricultura Familiar) e Sindicato dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar de Piracicaba, além das instituições não-governamentais: IBS e Instituto Terra Mater.

Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba nomeados terão mandato de dois anos, sendo permitida sua recondução nos termos da legislação pertinente. O exercício da função de Conselheiro é considerado serviço público relevante e não remunerado. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente na Sema, com a duração de aproximadamente duas horas.

Grupo de conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural durante reunião na Sema
Conselho de Desenvolvimento Rural é ativo desde 1993