Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação elege diretoria para o biênio 2022/2023
Em reunião online, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) elegeu a nova diretoria para o biênio 2022/2023. Pedro Chamochumbi foi eleito presidente, Renato Albuquerque, vice-presidente, e Gustavo da Silva Galvão, secretário-geral.

A reunião aconteceu demaneira online, reunindo representes do poder público e entidades civis
Formado por representantes do poder público e entidades civis, o Conselho tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Executivo as diretrizes da politica municipal no campo da Ciência e Tecnologia
Chamochumbi disse que presidir o conselho ao lado de Renato Albuquerque, diretor executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino), será uma excelente oportunidade para valorizar as instituições de ensino e pesquisa. Ele quer envolver os principais atores do ecossistema municipal nos processos decisórios que podem fortalecer e acelerar a estruturação dos novos instrumentos da política municipal de inovação.
“Precisamos criar dispositivos que estimulem a pesquisa inovativa, além de apoiar a consolidação de novos negócios em Pìracicaba e Região”, disse.
Criado em 2000, por meio do Projeto de Lei n 4.918, o CMCTI atua como um fórum permanente de discussão entre representantes dos setores que formam a chamada tripla hélice (empresas, setor público e academia), para o fortalecimento da relação entre a ciência, a tecnologia, inovação e a sociedade.
Durante a última gestão, o CMCTI obteve importantes avanços, integrando novos representantes da sociedade civil em seu quadro, realizando atualizações em seu regimento interno e promovendo iniciativas de integração entre as instituições e a comunidade piracicabana, como a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2021.
