A Prefeitura de Piracicaba realiza na amanhã (28), a partir das 17h30, no anfiteatro do Centro Cívico, a eleição do Conselho da Cidade, órgão colegiado consultivo e deliberativo que tem a finalidade de implementação de matéria urbanística e de política urbana. Ele é o lugar onde a sociedade civil participa do processo de tomada de decisão sobre as políticas executadas pelo município, nas áreas de habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana e planejamento territorial. O conselho, que é vinculado ao Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), foi criado por lei em 2006. A eleição de amanhã será a segunda deste conselho, que tem mandato de dois anos e formação paritária, sendo 16 membros do governo municipal e 16 da sociedade civil. Os membros da sociedade civil são distribuídos da seguinte maneira: três representantes dos empresários (um do setor imobiliário, um do setor sucroalcooleiro e um dos demais setores econômicos); quatro representantes dos movimentos sociais (um dos movimentos de habitação, um do sindicato de trabalhadores urbanos, um de sindicato ou cooperativa de trabalhadores rurais e um representante do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba); três representantes de organizações não governamentais, entidades técnicas ou profissionais e instituições de ensino ou pesquisa; seis representantes das diferentes unidades de planejamento territorial, incluindo as regiões norte, sul, leste, oeste, centro e a macrozona Rural. Para participar da eleição, os representantes das entidades devem comparecer no anfiteatro do Centro Cívico munidos de estatuto ou ata da reunião constando o nome do representante como membro da direção; e, no caso do representante não ser da diretoria, além do documento (ata ou estatuto), procuração dando poderes para participar da eleição do Conselho da Cidade.