Composição do Conselho, com integrantes do Poder Público e sociedade civil
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, realizou a posse dos membros do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop), gestão 2022/2023, em cerimônia realizada na noite de ontem, quarta-feira, 16/11, no Anfiteatro do Centro Cívico. A primeira reunião oficial do grupo está marcada para o dia 23/11, às 19h, na sala do Centro de Qualificação Permanente, no 3º andar da Prefeitura.
A posse dos novos membros do Comop foi realizada no Anfiteatro do Centro Cívico
Participaram do evento o secretário de Governo, Carlos Beltrame, secretários municipais, o vereador Paulo Camolesi, além dos integrantes do Poder Público e da sociedade civil que compõem o Comop e líderes comunitários.
Com formação paritária, o conselho tem mandato de um ano e possui caráter consultivo geral, deliberativo no âmbito de sua competência e de fiscalização do Poder Público e entre suas prerrogativas está em ajudar na definição de investimentos em suas regiões. O Conselho se reúne mensalmente.
Cada uma das seis regiões (Centro, Leste, Norte, Sul, Oeste e Rural) tem um conselheiro titular e um suplente, com exceção da região Rural, que tem dois conselheiros titulares e dois suplentes, devido a sua grande extensão territorial.
Os conselheiros do Poder Público são representantes de secretarias municipais, como de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes; Saúde; Defesa do Meio Ambiente; Ação Cultural; Obras; Assistência e Desenvolvimento Social e Educação.
ELEIÇÃO – Após a posse dos novos conselheiros, aconteceu a eleição para compor a comissão paritária do Comop. O coordenador eleito é Deivid Marcelino dos Santos, representante a Região Oeste; vice-coordenadora, Samaris Alderli Alves, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; primeira-secretária, Jane Franco Oliveira, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes e segundo secretário, Ezequiel Menegusse, representante da região Rural. Os conselheiros suplentes eleitos são Fernando Luis Stella, da Secretaria Municipal de Obras; Jefferson Wilians Gomitre, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Guilherme Henrique Bitencourt, da Região Rural, e José Luis Theodoro, da Região Norte.
O prefeito Luciano Almeida destacou a importância do Comop e reafirmou que, ao receber as demandas das regiões, discutirá com as secretarias para colocá-las no Orçamento. "Parabenizo este Conselho e espero que possamos fluir de modo bem efetivo e atuante para alcançarmos os resultados que tanto a sociedade espera e a Prefeitura possa organizar melhor as demandas dos bairros e regiões. Por meio da parceria entre as lideranças comunitárias e o Executivo poderemos encontrar caminhos para garantir o crescimento e desenvolvimento sustentável de seus bairros", reforçou o chefe do Executivo.
O secretário de Governo, pasta à qual o OP está vinculado, Carlos Beltrame, enalteceu a importância dos conselheiros por serem os porta-vozes de suas regiões junto ao Poder Público. "Estamos abertos para recebê-los e mantermos esta parceria com a sociedade, para encontrarmos o melhor caminho em relação às reivindicações dos bairros".
A posse dos novos membros do Comop foi realizada no Anfiteatro do Centro Cívico
EXPECTATIVAS – O novo coordenador do Comop, Deivid Marcelino dos Santos, diz estar empolgado com este novo mandato à frente da região Oeste e também como coordenador do Conselho. Ele falou ainda que vai trabalhar junto ao Poder Executivo para que as demandas sejam atendidas. "Assumir este mandato é uma responsabilidade muito grande e estou feliz pela confiança e votos depositados pelos representantes das regiões. Trabalharei com dedicação e seriedade, buscando melhor crescimento e desenvolvimento social de todas as regiões", finalizou.
Deivid Marcelino dos Santos, da região Oeste, foi eleito o Coordenador do Comop
Representando o Poder Público, Jane Franco Oliveira, secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, ressalta que o Comop tem papel fundamental em várias ações e programas que são desenvolvidos pelo Poder Publico. "É de extrema relevância essa participação, pois temos conhecimento das demandas prioritárias de cada região". Ela aponta ainda que, dentre as reivindicações mais solicitadas estão intervenções viárias, reforço de sinalização de vias públicas, alterações de sentidom entre outrosm e que dentro do possível, após estudos técnicos, a secretaria procura atender os anseios da comunidade.
Como representante da região Centro, Gilson Sabadin diz que para a efetivação da participação popular e o acompanhamento das políticas públicas, o Conselho do OP tem um papel estratégico na emancipação política e de cidadania. "O Orçamento Participativo é um mecanismo direto de participação popular. Por meio dele, a população discute e decide sobre o orçamento público e as políticas públicas e o cidadão passa a ser um protagonista permanente da gestão pública", ressaltou.
Gilson Sabadin representa a região Centro no Comop