Portal do Município de Piracicaba

Conquista da gestão municipal garante R$ 2 milhões em equipamentos para a saúde de Piracicaba

Dez USFs receberão novos aparelhos para ampliar diagnósticos e atendimentos

Por CCS / Publicado em 20/02/2026
Tempo de leitura: 2 minutos.

Dez USFs (Unidades de Saúde da Família) de Piracicaba serão contempladas com kits compostos por 18 equipamentos, encaminhados pelo Governo Federal, que representam investimento de aproximadamente R$ 2 milhões para o fortalecimento da Atenção Primária no município. O primeiro item recebido foi a câmara de conservação de imunobiológicos, equipamento utilizado para o armazenamento adequado de vacinas.

A imagem mostra uma mulher de cabelos grisalhos presos em um rabo de cavalo, vestindo um colete azul sobre uma blusa preta com padrão branco. Ela está em um ambiente clínico ou de laboratório, abrindo a porta de vidro de uma câmara conservadora metálica, que parece ser utilizada para armazenar vacinas ou medicamentos. Na mão esquerda, ela segura um medidor digital de temperatura, protegido por um saco plástico transparente. A câmara possui prateleiras metálicas perfuradas e um painel de controle na parte superior com um visor digital e instruções em português. Ao lado da câmara, há outro equipamento com várias gavetas rotuladas com nomes de vacinas ou doenças, como "ROTAVIRUS", "PNEUMO 10" e "DENGUE". O ambiente é bem iluminado e organizado, sugerindo um local dedicado à conservação adequada de produtos de saúde.
Câmara de conservação de imunobiológicos é utilizada para o armazenamento adequado de vacinas

Já receberam a câmara as USFs Artemis I, Bosques do Lenheiro II, Campestre, Monte Feliz, Santa Rita, Santana, Monte Alegre, Tatuapé II, Tupi e Anhumas.

Os kits incluem ainda equipamentos como DEA (Desfibrilador Externo Automático), espirômetro (utilizado para diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias), laser e ultrassom para fisioterapia, dermatoscópio (utilizado em avaliações dermatológicas), retinógrafo (para exames da retina), ultrassom diagnóstico portátil, eletrocardiógrafo (equipamento que capta e registra a atividade elétrica do coração), otoscópio (para avaliação do ouvido), bisturi elétrico e cadeira de rodas para pessoas com obesidade, entre outros itens.

“Esse investimento é resultado do trabalho que temos feito desde o início da gestão, com diálogo e articulação junto a todas as esferas de governo para trazer recursos e melhorias para Piracicaba. Nosso compromisso é fortalecer a saúde pública, equipar as unidades e garantir um atendimento cada vez melhor para a população. Vamos continuar buscando investimentos e avançando na estrutura da nossa rede municipal”, afirma o prefeito Helinho Zanatta.

“Essa é uma conquista importante para Piracicaba. Com ela, conseguimos ampliar a estrutura da rede municipal e garantir melhores condições de atendimento para a população, permitindo diagnósticos mais precisos e maior resolutividade na Atenção Primária”, destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.