Selam reuniu os municípios que participam da segunda edição das competições

Secretária Branca faz a abertura do Congresso Técnico dos Jogos Metropira 2023

A Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) promoveu ontem, terça-feira, 31/10, na sede da secretaria, no Engenho Central, o Congresso Técnico de apresentação das regras de competição da 2ª edição dos Jogos Metropira, que serão disputados nos dias 25 e 26 de novembro (sábado e domingo) e nos dias 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo), em Piracicaba.

Com organização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam, os Jogos Metropira 2023 têm cerimônia de abertura agendada para o dia 25/11, às 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. Com direito a tocha olímpica e apresentações das delegações participantes, a abertura terá a participação de autoridades de Piracicaba e de outros municípios, além de performances das equipes de ginástica das secretarias de esportes de Piracicaba e de Saltinho.

A secretária de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, disse que após a realização da primeira edição dos Jogos Metropira, os municípios foram ouvidos para um trabalho em conjunto.

“Há cinco meses convidamos todas as cidades que fazem parte da RMP a participar do II Metropira. E hoje, o congresso técnico é o momento em que dirigentes, representantes dos municípios, trazem para a organização os documentos necessários para a participação, recebem esclarecimentos, tiram dúvidas, participam dos sorteios de grupos, estreitam relações para que todos possam estar tranquilos para que nas datas estabelecidas os jogos sejam realizados da melhor maneira possível. Nosso desejo era ter aumentado o número de cidades participantes, porém, compreendemos os desafios que cada município enfrenta. Aumentamos em consenso o número de modalidades, incluindo o paradesporto, o que nos fortalece”, ressalta Branca.

De acordo com cronograma oficial dos Jogos Metropira 2023, as competições de atletismo movimentam a pista da unidade do Sesi Piracicaba Mario Mantoni e as partidas de basquetebol e damas acontecem no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas.

O Complexo Esportivo Professor José Carlos Callado Hebling, no Parque Prezotto, vai sediar as competições de futsal, handebol e vôlei de praia. No Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves acontecem as provas de natação, enquanto que o Ginásio Walter Ferreira da Silva, no Jaraguá, sedia as disputas de tênis de mesa. Os jogos de voleibol serão realizados no Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto (miniginásio). As demonstrações de skate serão feitas na pista da Pauliceia.

A 2ª edição dos Jogos Metropira contará com a participação de 12 municípios da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba); Águas de São Pedro, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Piracicaba, Rios das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

PARTICIPAÇÕES – O secretário de Esportes de Rio das Pedras, Wainer Maurício Ignácio, destacou a iniciativa de Piracicaba em realizar pelo segundo ano consecutivo os Jogos Metropira para atletas do sub-14. “Não existem muitas opções para essa faixa etária e os Jogos Metropira surgem como alternativa para essa garotada.”

O coordenador de Esportes de Santa Maria da Serra, Marcos Esteves, disse que os Jogos Metropira ajudam no desenvolvimento de várias modalidades e permitem a integração esportiva entre os municípios da Região Metropolitana.

A representante do município de Águas de São Pedro, a professora de educação física Simone Vilalva Fachi, ressaltou a importância dos Jogos Metropira como um instrumento de incentivo para que os atletas de 14 anos possam aproveitar os benefícios da prática esportiva. “O esporte traz ensinamentos para a vida”, enfatizou.

O diretor de Esportes de Charqueada, Fernando Ferreira de Moura, ressaltou que os Jogos Metropira incentivam o desenvolvimento dos projetos esportivos das escolas, porque a criança percebe que tem a oportunidade de colocar em prática o que ela aprende no dia a dia nas aulas.