O Congresso Municipal do Orçamento Participativo (OP) acontece na manhã deste sábado (14), das 8h30 às 13h, no Anfiteatro do Centro Cívico e reunirá lideranças comunitárias e representantes de associações e entidades civis organizadas do município, que discutirão e apresentarão demandas para suas regiões.
Segundo Dagmar Correr Schiavi, coordenadora do OP, o objetivo do Congresso é reunir a comunidade, associações, entidades civis organizadas, dentro de sua região (Centro, Leste, Norte, Oeste, Rural e Sul), para apreciar as demandas de investimentos e serviços públicos apresentadas nas plenárias regionais que ocorreram de março a maio deste ano, nas respectivas regiões.
Dagmar Correr explica que as sugestões são coletadas durante reuniões abertas no primeiro semestre de cada ano e devem ser realizadas no ano seguinte. As propostas são enviadas como um anexo da Lei Orçamentária Anual (LOA) para a Câmara de Vereadores. São cinco demandas por região (Centro, Rural, Leste, Oeste, Norte e Sul).
De acordo com a coordenadora, o OP é apenas um dos canais de reivindicação da comunidade. Outros são através dos vereadores, reuniões da comunidade com o prefeito e secretários. Há também demandas que não dependem somente da Prefeitura e sim de recursos do Estado, como recapeamento de vicinais e rotatórias em rodovias.