A edição de Piracicaba prossegue neste domingo (28) com uma programação diversificada de atrações. São exposições artísticas, peças teatrais, atividades relacionadas à cultura afro-brasileira e shows de artistas locais e de destaque nacional, com Mariana Aydar e Cezar e Paulinho. O evento já teve início na manhã de hoje,e prossegua até o início da noite no Engenho Central. A entrada é gratuita.
O Armazém 14 do Engenho reúne uma série de atividades relacionadas ao Dia da África, comemorado no último dia 25. São oficinas, palestras e outras atividades de resgate à cultura negra. Outro destaque fica com a roda de samba, com a participação de Yvissom Pessoa, Marquinho Jaca, Chocolatte Vila Maria, Juca Ferreira, Elaine Teotônio e Mestre Geninho, com início a partir das 14h.
No Teatro Erotides de Campos, a Companhia Ouro Velho apresenta o espetáculo infantil O Novo Rei do Beleléu, com entrada gratuita, a partir das 14h. Mais tarde, às 17h, o palco do Erotides recebe o grupo Os Sathyros, com a peça Todos os Sonhos do Mundo. Na Célula do Museu da Cana de Açúcar, o grupo InVento, formado por artístas plásticos e arquitetos de Piracicaba, apresenta uma exposição inteiramente dedicada à Cerâmica. Outra exposição pode ser conferida na Galeria do Engenho, reunindo obras premiadas do acervo permanente da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. No Armazém 14, atrás do palco reversível do Teatro Erotides de Campos, a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) deixa à disposição da criançada o Espaço Infantil, com tobogans e camas elásticas.
No Palco 1, a programação começa às 15h30, com o show de stand up comedy "Sem Cartola", de Bem Ludmer. Ás 16h, é a vez do programa Diversão em Cena, com apresentações de teatro infantil ao ar livre, num cenário montado próximo à Casa do Artesão, dentro do Engenho. Ás 16h30, o Grupo Cantoá, de Piracicaba, sobe ao Palco 2 mostrando um trabalho baseada em diferentes vertentes de músicas regionais. Ás 17h, no Palco 1, a cantora Mariana Aydar apresenta o show "Veia Nordestina". "A proposta é a de experimentarmos um show inteiramente novo, onde levantamos músicas e composições que vinha fazendo e estavam ali guardadas. E todas elas têm essa veia mais nordestina, esse DNA, dessa 'baianidade' do forró, ritmo que foi minha primeira escola e que até hoje acompanha minha vida", disse ela. Às 18h, no Palco 2, é a vez da Orquestra de Viola Caipira às Piracicabanas, levando ao público grandes clássicos da música caipira. Logo depois, às 18h30 no Palco 1, Cezar e Paulinho sobem ao Palco 1 fechando a programação do evento.
Estacionamento:
Todos as vagas de estacionamento localizadas na avenida Beira Rio e vias no entorno da região – Largo dos Pescadores, Rua do Porto, ruas em volta do Engenho Central – estarão liberadas para estacionamento gratuito.
Acesso ao Engenho Central por pedestres:
Será feita por três entradas: Passarela Pênsil, Passarela Estaiada e Mirante. Haverá revista por equipe de segurança especializada. Não será permitida a entrada de objetos pontiagudos, dentre outros que comprometam a segurança do público. É proibido o acesso com bebidas alcoólicas, em qualquer recipiente.
O Engenho manterá em suas áreas internas equipes de segurança privada, da Guarda Civil e de Brigadistas Socorristas. Nas áreas externas, haverá patrulhamento pela Polícia Militar.
O acesso de menores de 16 anos segue o mesmo esquema da Festa das Nações. Os menores deverão entrar com seus responsáveis legais ou maiores de 18 anos, que deverão preencher o Termo de Autorização que estará à disposição nas entradas do Evento.
Alimentação
Um total de 13 entidades assistenciais participam da Praça de Alimentação da Virada Cultural – Crami, Funjape, Grupo Escoteiro São Mario, Amas, Apaspi, Educando pelo Esporte, Espaço Pipa, Casa do Bom Menino, Auma, Banco de Remédios, Casvi, LBV e Oratório São Mário. Serão servidas opções de comidas de rua, a preços populares, de R$ 5 a R$ 15.