A 3ª Conferência Regional em Saúde do Trabalhador de Piracicaba tem início nesta segunda-feira (4). O evento marca o aniversário de dez anos do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e será aberto oficialmente pelo professor doutor Rodolfo de Andrade Gouveia Vilela, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) e de Gil Vicente Ricardi, auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em Campinas.

Sob o tema “Impacto Social de Dez Anos da Atuação do Cerest Piracicaba”, a palestra de abertura irá abordar a atuação do órgão, que é referência nacional em saúde do trabalhador, ao longo desta década.

Uma mesa redonda com o tema “Aprimoramento do Sistema de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Construção de Sala de Informação” marca o início dos trabalhos a partir das 14h. A programação segue na terça-feira (5) com as mesas redondas “Reabilitação Profissional: Barreiras e Facilitadores” e “As Questões Jurídicas e a Saúde do Trabalhador”, que serão realizadas respectivamente às 9h e 14h.

Também na terça-feira (5) haverá o lançamento e exibição do documentário “Linha de Corte”, de José Roberto de Novaes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o lançamento do livro “Saúde e Trabalho em Debate: Velhas Questões Novas Perspectivas”.

Na quarta-feira (6), último dia do evento, será a vez do 37º Encontro Presencial do Fórum de Acidentes de Trabalho, que contará com a apresentação de pesquisadores da Universidade Lumiere Lyon, da França, Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional e Universidade de Helsinque, na Finlândia.