Participantes da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O total de 21 propostas foram elaboradas durante a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada nos dias 30/06 e 1º/07 em Piracicaba, com o tema Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade. Cinco delas foram aprovadas e serão encaminhadas para a Conferência Regional, prevista para o mês de agosto. O evento, que reuniu cerca de 90 pessoas, foi realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

Entre as propostas votadas, constam a destinação de recursos para a criação de instrumento de pesquisa; ampliação das políticas públicas de agricultura familiar; monitoramento regular da qualidade da água e redução de contaminantes agrotóxicos; fiscalização e orientação sobre a redução de consumo de ultraprocessados em escolas públicas e privadas; estruturação de escolas infantis para o recebimento de leite materno; entre outras.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads

Para Euclidia Fioravante, secretária da Smads, este foi um momento muito especial no qual a sociedade civil pode se manifestar e dizer o que pensa ser importante para a construção de políticas públicas e fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricional.

As propostas foram elaboradas mediante discussões sobre o Eixo I – Fome, Insegurança Alimentar e Nutricional (INSAN) e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): como se expressam no município; Eixo II – Garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequadas (DHANA): políticas públicas estruturantes de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e ações de enfrentamento à fome e Eixo III – SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional): intersetorialidade, participação social, controle social e transparência nos programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Na conferência, a temática foi abordada pelo professor Renato Maluf, que falou sobre o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, o enfrentamento da fome e a garantia de direitos com comida de verdade, democracia e superação de desigualdades.

Claudia Novolette, presidente do Comsea

“A vinda do professor Renato Maluf foi extremamente oportuna para nos lembrar que tudo que fizermos para erradicar a fome e garantir comida saudável e de qualidade para a população é sempre pouco diante das necessidades e enfrentamentos aos quais temos o dever de fazer cotidianamente. Temos que articular mais, exigir mais dos Poderes constituídos, garantir políticas públicas estruturantes e não esmorecer nunca!", ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Cláudia Novolette.

Para a Conferência Regional foram inscritos 09 delegados: Cláudia Renata Novolette, do Sindicato dos Bancários – SINDBAN; José Carlos Elias Junior, da Casa Hip Hop; João Fernando de Almeida Benedetti, da Comunidade que sustenta agricultura; Jacqueline Bosel Volpi, estudante da Fatec; Nailza Maestá, da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep e Dirce de Souza, do Movimento Popular (representantes da sociedade civil); Phâmela Thaiana Souza Lopes Amaral, do Semae; Savana Fernandes, da Smads e Márcia Juliana Cardoso, da Saúde (representantes do poder público).

Além dos delegados eleitos, Piracicaba terá a participação de Nathália Gebrim Dória e Tatiane Scaglione Stella por serem membros do Conselho Regional Macro Região de Campinas – CRSAN.