A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam nos dias 4 e 5 de dezembro a 10ª edição da Conferência Municipal de Saúde no anfiteatro do Centro Cívico. O tema deste ano é Saúde: novo contexto, novos rumos – Atenção Primária à Saúde frente ao Novo Normal e os eixos a serem discutidos serão: Prevenção e Promoção; Assistência e Tratamento; Vigilância; e Desenvolvimento Institucional.

A preparação para o evento acontece de 16 a 19 de novembro, com a Pré-Conferência de Saúde. Neste período, a população pode participar preenchendo os formulários que estarão disponíveis nas unidades de saúde. Este documento servirá para o cidadão indicar as necessidades da Saúde Pública bem como fazer sugestões ou indicar projetos de como sanar estes problemas. Estes formulários, após preenchidos, serão depositados em urnas que estarão devidamente identificadas nas unidades de saúde.

A inscrição antecipada de participantes e delegados que representarão as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro e Rural, já podem ser feitas diretamente no Conselho Municipal de Saúde à rua Alferes José Caetano, 1212, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail saude_piraconselho@yahoo.com.br ou telefone: (19) 3402-7008.

A finalidade do evento é estabelecer propostas para a melhoria da qualidade do SUS, a partir de uma discussão aberta, com a participação de todos os interessados. “Todas as propostas enviadas a coordenação da Conferência serão analisadas e acrescentadas no Regimento Geral que será o norte para as discussões sobre o tema deste ano. Por isso é muito importante que a população participe, vá até sua unidade de referência, pegue e preencha o formulário, dê suas sugestões, e deposite na urna. Além disso, é importante que os interessados também se inscrevam antecipadamente junto ao Conselho de Saúde e participem das discussões que acontecem nos dias 4 e 5 do próximo mês”, declarou Moisés Taglietta, coordenador geral da Conferência.

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a participação da sociedade é fundamental. “É a partir das demandas da população que vamos conseguir melhorar o atendimento na cidade. Passamos por momentos difíceis ao longo da pandemia do Covid-19 e vamos precisar repensar muita coisa, principalmente na atenção primária, na prevenção. Por isso, esperamos que a população se engaje e venha participar dando sua proposta e se inscrevendo para participar das discussões dos eixos temáticos deste ano”, declarou.

De acordo com o Milton Costa, presidente com Conselho Municipal de Saúde, o momento é importante já que o Conselho renova sua proposta de ser a porta aberta que liga a sociedade ao poder executivo. “Nós do Conselho estamos aqui para receber essas sugestões, vindas de todos os bairros da cidade, ao longo do ano todo, porém, este momento é ainda mais importante, pois é na Conferência que a população realmente vai propor e debater suas necessidades junto aos gestores da Saúde local. Participem da pré e da conferência de saúde, nos ajude a traçar os melhores projetos e ações para a saúde nos próximos anos. Nós estamos aqui para fomentar políticas públicas e queremos o seu apoio”, destacou.